Costa Rica: Governo cede aos EUA e articula consulta por TLC

O governo da Costa Rica enviou para o Congresso na última terça-feira (17) o texto oficial que pede a realização de uma consulta popular na qual os cidadãos do país vão decidir se querem ou não ratificar o Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Un

De acordo com a imprensa presidencial, serão necessários 29 votos para que o pedido seja validado diante do Tribunal Supremo de Eleições. O órgão, por sua parte, já afirmou positivamente sobre a possibilidade de se rever o contrato que foi assinado em agosto de 2004 pela Costa Rica, através da consulta popular.



Ainda que a oposição tenha se manifestado contrária à iniciativa, o ministro da Presidência, Rodrigo Arias, afirmou que está totalmente descartada a possibilidade de a ratificação do tratado ser levada primeiro para as instâncias maiores, antes de que o eleitorado se manifeste pelo “sim” ou “não”.



A idéia é que, passando pela votação, o plebiscito seja realizado em agosto deste ano. O país tem até março de 2008 para decidir se assinará ou não o tratado comercial.