Projeto promove integração entre escola e comunidade

No projeto Pelos Olhos da Rosalina os pais recebem orientações de como acompanhar melhor a vida

A escola como instrumento de transformação de toda uma comunidade. A partir desse pensamento, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Dr. Abdenago da Rocha Lima está desenvolvendo o projeto Pelos Olhos da Rosalina. As atividades são voltadas para a comunidade Rosalina (bairro Parque Dois Irmãos) e ocorrem desde o último mês de março, envolvendo os moradores da área, principalmente profissionais da escola, alunos e pais.


 


Elaborado pela equipe pedagógica da escola, o projeto inclui diversas ações com o objetivo principal de aumentar a auto-estima dos moradores. Periodicamente, são realizadas reuniões entre educadores e responsáveis para se discutir questões sobre relacionamento familiar. Os pais recebem orientações de como acompanhar melhor a vida dos filhos. A relação de diálogo é incentivada, visando superar práticas como uso da violência para repreender às crianças.


 


A supervisora educacional da Escola, Suzy Élida Lins de Almeida, afirma que o projeto pretende “resgatar o que há de bom na Rosalina, reconstruindo a imagem da comunidade para influenciar diretamente o comportamento de crianças e adolescentes”. Para isso, também está sendo recuperada a história do local por meio de entrevistas com habitantes mais antigos e com integrantes da Associação de Moradores.


 


O projeto foi lançado no último mês de março durante a exposição Pelos Olhos da Rosalina Vejo…, que retratou valores positivos por meio de imagens da comunidade. Na galeria Amor, por exemplo, havia fotos que representavam o carinho entre mães e filhos que moram na Rosalina. No momento, está havendo ensaios para a realização de uma peça teatral sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. O roteiro das cenas vai ser baseado em relatos de moradores do bairro.


 


Os professores também têm a missão de repercutir os conteúdos em sala de aula. Para a disciplina de Matemática, por exemplo, a comunidade e os educadores fizeram uma pesquisa sobre os valores pagos por material recolhido para reciclagem. Rosilene Simões Nepumoceno tem três filhos estudando na escola e participa das atividades. Ela considera o projeto bastante interessante e diz que pais e alunos estão gostando. “Estamos sendo incentivados a participar mais da vida dos nossos filhos”, analisa ela.


 


PROJETO ROSALINA



Atualmente, a Comunidade Rosalina é beneficiada com a construção de 1.831 residências, além de obras de infra-estrutura urbana. Mais de 6,6 mil pessoas, que vivem no local há mais de 10 anos serão contempladas. Com recursos totais de R$ 33 milhões, o projeto foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Infra-Estrutura (Seinf) e é executado pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) e SER-VI. O financiamento é do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através dos programas Pró-Moradia e Pró-Saneamento, sendo o órgão operador a Caixa Econômica Federal.


 


Mais informações com a assessora de comunicação da Sedas, Débora Dias, no telefone 3433-3598.


Fonte: Coordenadoria de Comunicação PMF