Fidel recebe delegação do Partido Comunista da China

Fidel Castro deu mais uma mostra nesta sexta-feira (20) de que aos poucos retoma suas atividades presidenciais. Ele reuniu por mais de uma hora com Wu Guanzheng, membro do Comitê Central do Partido Comunista da China.

Segundo a delegação do PC chinês que está em Cuba, o encontro “foi profundo e frutífero nos diversos temas abordados”. Além disso, o chefe da delegação chinesa entregou a Fidel uma carta do presidente Hu Jintao, que “expressa os excelentes vínculos entre o Partido e o governo da República Popular da China e o Partido e o governo de Cuba”.



Fidel Castro não aparece em público desde 26 de julho e suas últimas imagens foram transmitidas pela televisão local em 30 de janeiro.



A nota oficial do PC chinês também informou que a delegação se reuniu imediatamente depois com Raúl Castro, presidente interino da ilha, para analisar temas nacionais e internacionais de interesse dos dois países e as relações bilaterais.



Wu Guanzheng afirmou que o Partido Comunista da China e o governo chinês dão grande importância aos vínculos com o Partido Comunista e o governo cubanos. Ele destacou o desenvolvimento das relações econômicas e comerciais entre os dois países.



A China é o segundo maior parceiro comercial de Cuba, com um intercâmbio comercial de US$ 1,8 bilhão por ano, atrás apenas da Venezuela. Por sua vez, Cuba importa da China material para os setores de energia, transporte, saúde, educação e agricultura, e exporta níquel, açúcar, remédios e produtos de biotecnologia.



Da redação, com informações da Agência Prensa Latina