Venezuela: Oposição vai às ruas defender canal privado de TV

Grupos opositores ao presidente venezuelano Hugo Chávez marcharam neste sábado (21) em Caracas para defender a emissora privada de TV RCTV, em virtude da decisão do governo de não renovar sua licença de concessão pública para dar continuidade às suas tran

Para o segundo vice-presidente da Assembléia Nacional do país, Roberto Hernández, a marcha pode ser uma tentativa da oposição de provocar distúrbios semelhantes aos ocorridos em 11 de abril de 2002, quando se tentou aplicar um golpe de Estado e destituir Chávez.



Apesar das suspeitas, os manifestantes puderam protestar democraticamente contra a decisão do governo. Com bandeiras, cartazes e faixas, milhares de pessoas chegaram desde a madrugada de diversas localidades do país para se reunir na praça Morelos, na capital Caracas, em uma ação comandada pelo Comando Nacional de Reistência



O término da atual concessão da RCTV está marcado para 27 de maio. Desde o início das articulações pelos protestos, Chávez mostrou preocupação em não censurar os manifestantes.



A partir de 28 de maio o governo pretende utilizar o espaço da RCTV para colocar em prático um projeto de um novo canal público. Segundo informações do Ministério de Informação e Comunicação, a RCTV, que mantém vínculos com empresas estrangeiras, deve expor sua programação a partir de junho no sistema de TV a cabo do país.



Da redação, com informações da Agência Prensa Latina