Pina Bausch receberá Leão de Ouro por feitos de sua carreira

A coreógrafa alemã Pina Bausch receberá o prêmio Leão de Ouro pela carreira no Festival Internacional de Dança de Veneza, entre 14 e 30 de junho deste ano. O reconhecimento foi proposto pelo diretor do Festival, Ismael Ivo, e aprovado pela Bienal de Ve

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 20 de junho, no Teatro Piccolo Arsenale, em Veneza, durante o evento. Em 2006, o prêmio foi entregue a Carolyn Carlson.



“Pina Bausch é uma artista que marcou uma nova via original de expressão cênica do corpo que dança e fala, influenciando não apenas a dança contemporânea, mas também as artes relacionadas, mudando os horizontes”, afirma a Bienal de Veneza em nota oficial, explicando uma das motivações da entrega do Leão de Ouro à coreógrafa alemã.



“Bausch é uma coreógrafa que inovou o teatro, tornando-o mais do que nunca físico e musicando a dramaturgia. Uma diretora que assinou montagens sábias de movimentos, sons e textos para contar através da dança histórias de pessoas, indivíduos, vidas, atingindo um público numeroso e variado, como a dança nunca tinha visto antes”, continua o comunicado.



Pina Bausch começou a estudar dança em 1955, em Essen. Após uma longa temporada nos Estados Unidos, voltou para a Alemanha em 1962, onde sete anos depois assumiu a direção da escola de dança Folkwang, na qual já dançava desde o ano anterior. Em 1973 assumiu a direção do Wuppertaler Tanztheater, com o qual até hoje assina todas suas criações. Os anos 70 marcaram as suas obras mais significativas, nas quais rompe com as formas tradicionais da dança-teatro, como em Le Sacre du Printemps (1975) e Café Muller (1978).



Pina Bausch também atuou como atriz em E la nave va (1982), de Federico Fellini. Pedro Almodovar, por sua vez, inicia o filme Fale com Ela (2001) com algumas cenas do espetáculo Café Muller.



Fonte: Ansa Latina