Esporte participa do Programa de Desenvolvimento da Educação

Uma parceira entre os ministérios da Educação e do Esporte vai permitir a inclusão do esporte como um componente a mais na melhoria da educação. No lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), na manhã desta terça-feira (24), no Palácio do

Os dois ministérios vão priorizar, para receber os benefícios, as escolas com maior número de alunos e a inexistência de espaço adequado para a prática de esportes na escola. Também serão considerados a vulnerabilidade do território por intermédio do índice de repetência e evasão escolar e a disponibilidade de recursos humanos para otimizar a utilização da quadra pela comunidade escolar.



A proposta dos dois ministérios é de que as quadras de esporte também representem uma área de lazer para a  comunidade. Para tanto, será desenvolvido plano de utilização da quadra pela comunidade, propiciando a integração escola-comunidade.



Para o ministro do esporte, Orlando Silva Jr., a construção dos espaços esportivos reforça o compromisso  do governo de democratizar o acesso às atividades esportivas como parte da formação integral de crianças, adolescentes e jovens.



Ele destaca ainda o caráter intersetorial das políticas de inclusão social e formação para a cidadania e a importância das práticas esportivas, das atividades físicas e de lazer para a promoção da saúde, o aprendizado da convivência democrática, a participação social e o exercício da cidadania.



De Brasília
Márcia Xavier