PMDB, PT e PCdoB celebram aliança para 2008 no Paraná

PMDB, PT e PCdoB assinaram na segunda-feira (23), na Assembléia Legislativa do Paraná, um protocolo de intenções para as eleições municipais de 2008 naquele Estado. O documento foi assinado pelos presidentes Renato Adur (PMDB), André Vargas (PT) e Milt

Como testemunhas, assinaram os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo; Elton Welter, líder do PT; Waldir Pugliesi, líder do PMDB; e ainda Professor Luizão (PT) e Alexandre Curi (PMDB).



Pelo acordo, os três partidos já instituíram um Grupo de Acompanhamento Eleitoral e deverão fazer coligações em diversos municípios. Em algumas das grandes cidades, como Curitiba, é provável que PT, PMDB e PCdoB lancem candidatos próprios. “Em 2004, os dois partidos saíram juntos no primeiro turno na capital e isto não mostrou ser a melhor estratégia”, destacou Renato Adur. “O importante é que os três partidos somados tenham o maior número de prefeitos e vereadores eleitos em 2008”, completou.



O deputado federal André Vargas, que chegou de Brasília especialmente para a solenidade, disse que a aliança dependerá das especificidades de cada município e destacou que “o Paraná é um dos estados em que o PMDB, o PT e o PCdoB têm maior sintonia”.



Milton Alves salientou que a assinatura do protocolo é o passo inicial para a discussão das questões eleitorais e também “para debater idéias, tendo em vista as afinidades programáticas dos três partidos”. Segundo o dirigente comunista, “com a assinatura do protocolo ficará consolidada a vontade política dos partidos de marcharem unidos com o objetivo de ampliar espaços políticos nas câmaras e prefeituras de todo o Estado, contribuindo para o êxito da gestão do presidente Lula e do governo Requião”.



João Arruda lembrou que o documento servirá como indicação para os diretórios municipais decidirem as alianças que farão, “levando em consideração as questões locais, mas também a aliança entre os partidos nos governos estadual e federal”.



“Nós estamos tomando uma iniciativa inédita no Paraná. A unidade dos partidos nos ajudará a discutir o projeto político em andamento no país, implementado pelo presidente Lula e pelo governador Requião”, salientou João Arruda.