Federação de Bairros realiza congresso e comemora 25 anos

Ao mesmo tempo em que completa 25 anos de fundação, a Federação de Bairros e favelas de Fortaleza, realiza seu congresso debatendo o tema Participação e Organização Popular. Os participantes debateram as principais questões que afetam os moradores da cida

O déficit de 170 mil moradias de Fortaleza, os problemas da fila única do sistema de saúde da cidade e o número insuficiente de creches para atender a demanda de crianças que precisam do serviço. As questões estiveram na pauta do XIII Congresso da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF), realizado no fim de semana.


 


O evento foi aberto na noite da última sexta-feira, no prédio do Cine São Luiz, no Centro, e encerrado ontem à tarde com a eleição da nova diretoria da entidade, no Complexo de Cidadania João Marçal de Mesquita, na Barra do Ceará. Participação e Organização Comunitária, tema central da programação, levou em conta a necessidade de dar continuidade a luta cotidiana pela cidade, observando que as demandas vêm se ampliando ao longo do tempo.


 


O debate sobre como o movimento popular deve trabalhar com os novos espaços conquistados nas administrações municipal, estadual e federal, centralizou parte da plenária realizada durante a manhã de ontem. Conforme José Maria Ferreira Silva, presidente da FBFF, a experiência vivenciada principalmente com a Prefeitura de Fortaleza, precisa ser discutida para definir até que ponto está ajudando a fortalecer a entidade perante a população.


 


No que diz respeito ao déficit habitacional, Silva lembrou que enquanto a carência está em torno de 170 mil moradias, há por parte do poder público municipal a promessa de construção de 14 mil casas. Para ele, o número, apesar de bem abaixo da necessidade real da cidade, ainda não é fácil de ser atingido, tendo em vista a forma como a prefeita Luizianne Lins (PT) recebeu a administração.


 


Em relação a educação, destacou ser grave o problema da carência de creches. Segundo ele, mesmo com as 90 unidades mantidas pela Prefeitura e as 96 do Governo do Estado, ainda há um grande déficit, o que exige que esses números sejam qudruplicados. O relatório conclusivo do congresso da Federação será encaminhado a Prefeitura, secretarias do Governo Estadual, Instituições financeiras que financiam programas sociais, a Coelce e ao Governo Federal.


 


25 anos na luta do povo



De acordo com João da Cruz,um dos fundadores da FBFF e hoje vereador de Fortaleza pelo Partido Verde, a entidade surgiu para encaminhar de forma articulada, em níveis municipal, estadual e federal, as necessidades básicas de áreas pobres de Fortaleza, como saneamento básico, água encanada, escola pública, postos de saúde e transporte.


 


Atualmente, a FBFF agrega, diretamente, cerca de 400 entidades. De acordo com Cruz, o foco da ação não é apenas nas demandas locais de cada bairro, mas também na conscientização da população carente da sua importância política.


 


Conquistas


 


João da Cruz exemplifica como principais vitórias da federação nos últimos 25 anos a construção de mais de 15 mil habitações através de mutirões, a conquista de água encanada para bairros como Castelo Encantado e Conjunto Palmeiras, além das frentes de serviço organizadas no início da década de 1980.


 


“Embora, do ponto de vista quantitativo, ainda haja carência de participação, do qualitativo, a gente saiu daquele nível de dizer o que tem que fazer para dizer como e quando”, salienta João da Cruz.


 


Fonte: O POVO e DN