Regularização de centrais sindicais deve sair em 20 dias

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, disse hoje (1º/5) que o governo está “na reta final de negociação” para regulamentar as centrais sindicais. “O presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] vai assinar a regulamentação por medida provisória, depois

Segundo ele, a medida deve estar definida até meados do mês de maio. “Acredito que em 15 ou 20 dias estaremos com ela pronta”.



Para o ministro, o movimento sindical está “bem maduro” e vem crescendo nos últimos quatro anos. “Estamos praticamente com 18 milhões de sindicalizados no Brasil. Acho que as centrais sindicais se organizam de uma maneira mais democrática, mais transparente e há uma evolução nesse setor. Nosso papel, enquanto governo, é buscar sempre o fortalecimento das centrais sindicais e dos sindicatos”.



Lupi participou hoje da comemoração do Dia do Trabalhador, organizada pelas centrais sindicais em São paulo. O evento está ocorrendo no Campo de Bagatelle, em Santana, zona norte da cidade.



Também estiveram presentes o presidente da entidade, Paulo Pereira da Silva; o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM-SP); o senador Cristovam Buarque (PDT-DF); o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), entre outros.