1º de maio reúne 15 mil em Volta Redonda
Cerca de 15 mil pessoas participaram da comemoração do 1º de maio promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda. Essa foi a primeira festa sob o comando da nova direção do sindicato, composto pela Corrente Sindical Classista. Na hora do at
Publicado 02/05/2007 19:55 | Editado 04/03/2020 17:06
Em Volta Redonda, as comemorações de 1º de maio tiveram início às 9 horas e terminaram por volta da meia-noite. Além de shows com grupos musicais da região, também ocorreram duas palestras com debates sobre a Reforma Sindical e Trabalhista e Reforma Previdenciária. Na festa, atividades recreativas para as crianças, distribuição de picolés, pipocas e algodão doce e o bingo. Uma exposição de fotos retratava a história ocupação da CSN em 1988.
Segundo o presidente do Sindicato, Renato Soares, o objetivo da festa foi mostrar para o trabalhador a importância do 1º de maio, mas sem esquecer de debater também assuntos importantes como, por exemplo, a Reforma Previdenciária. “A intenção é oferecer aos trabalhadores e sua família momentos de lazer e entretenimento”, disse Renato.
Participaram do ato político a presidente do PCdoB/RJ, Ana Rocha, o deputado federal Edmilson Valentim (PCdoB), os sindicatos dos metalúrgicos e dos engenheiros e membros do PSTU. Ana Rocha ressaltou a importância da nova diretoria do Sindicato em realizar esta grande festa, mantendo acesa a luta dos trabalhadores. A presidente do PCdoB/RJ disse ainda que mesmo com os avanços da democracia e a eleição de Lula, os trabalhadores ainda têm muito a conquistar.
Bangu
No Rio, a comemoração aconteceu na praça 1º de maio, em Bangu. Também com shows e discursos intercalados, a festa reuniu centenas de pessoas. O ato foi organizado pela Coordenação de Movimentos Sociais e a CUT/RJ. Partidos políticos como PCdoB e PT montaram suas barracas. Os comunistas distribuíram o jornal A Classe Operária especial do 1º de maio. Entidades com a União Brasileira de Mulheres, Famerj e a CGTB também marcaram presença.