Exposição no Rio recupera a memória dos Anos de Chumbo no Brasil
A cidade do Rio de Janeiro poderá reviver um pouco da história dos anos de chumbo no Brasil do dia 3 a 13 de maio, com a exposição fotográfica “Direito à Memória e à Verdade – A ditadura no Brasil: 1964 a 1985”.
Publicado 02/05/2007 19:53 | Editado 04/03/2020 17:06
Concebida originalmente pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República para comemorar os 27 anos da promulgação da Lei da Anistia no Brasil, a exposição foi aberta pela primeira vez em agosto de 2006, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Agora, numa parceria com a Caixa Econômica Federal e a Petrobrás, ela será levada a cinco capitais brasileiras, nos espaços culturais da Caixa, em datas alternadas, de maio a agosto de 2007.
Em uma viagem ao passado recente, as imagens recuperam a memória do golpe militar, que mergulhou o país numa ditadura que durou 21 anos. Os tanques na frente do Congresso Nacional, as passeatas estudantis, o envolvimento de artistas e músicos da época no movimento de resistência, as prisões e mortes a que foram submetidos os opositores do regime poderão ser vistas em painéis de dois metros de altura, conduzidos por um texto que reconta cronologicamente a história destes tempos.
Fatos marcantes da época da ditadura militar, como a morte de Mariguela, a troca de presos políticos pelo embaixador americano, a praça do Congresso Nacional tomada por tanques de guerra, as prisões no congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Ibiúna, a batalha da rua Maria Antônia, o culto ecumênico realizado na catedral da Sé pela morte de Herzog (que reuniu milhares de pessoas e foi considerado a primeira mobilização pública contra o AI-5) e o comício pelas Diretas Já em São Paulo poderão ser relembrados a partir das imagens da exposição. Personagens da história recente também podem ser identificados, com Chico Buarque, Edu Lobo, Glauber Rocha, Tonia Carrero, Eva Wilma, Odete Lara, Ziraldo, Lucélia Santos, o presidente Lula, Ulisses Guimarães, Teotônio Vilela, entre muitos outros.
“Direito à memória e à verdade – a ditadura no Brasil: 1964 a 1985”
A mostra ficará no espaço cultural da Caixa Econômica Federal (Av. República do Chile, 230, anexo, 3º andar).
Exposição: 03 a 13 de maio.
Segunda a sexta: 10h às 18h.
Sábado e domingo: 11h às 15h.
Entrada Gratuita.