Inácio admite sofrer uma cobrança maior

O senador Inácio Arruda reconhece que tem sido grande a cobrança do eleitorado pela sua atuação.

O senador Inácio Arruda (PC do B-CE) confessou que tem sido grande a cobrança sobre sua atuação no Congresso Nacional. Em especial, por ser o único representante da sigla comunista no Senado Federal. Em entrevista ao Diário do Nordeste, ele falou sobre a importância das lideranças políticas locais aproveitarem a implantação do Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, na busca de angariar mais recursos.


 


Inácio informou que além de tratar dos temas nacionais, o senador precisa defender os interesses dos demais entes federativos, Estados e municípios. “Isso tem uma importância muito grande, as discussões sobre a integração cada vez maior da economia brasileira se dão com maior ênfase no Senado. A questão da força que deve ter um órgão como a Sudene, por exemplo”, destacou.


 


No entanto, além de se ater sobre as questões que envolvem a política nacional e local, conforme ressaltou, Inácio precisa ainda se envolver nas temáticas que são de interesse do PC do B, já que é o único representante do partido na Casa. O comunista participa de 13 Comissões permanentes e acabou de ser nomeado um dos integrantes do Parlamento do Mercosul, a ser instalado no próximo dia 7 de maio, em Montevidéu, no Uruguai.


 


No âmbito das disputas políticas, Inácio enxerga que o Ceará tem um argumento a mais para brigar por mais recursos da União: o fato de ter perdido representatividade nos mais altos escalões do Executivo Federal. Não obstante a recente escolha do cearense Pedro Brito para a Secretaria Nacional dos Portos, o Ceará já esteve bem mais presente no alto escalão do Governo Federal.


 


“Temos que tirar proveito disso e dizer: presidente, aproveitando a situação que o Ceará tem poucos ministérios, gostaríamos que a Transnordestina ganhasse celeridade”, defendeu o senador citando pleitos como a liberação de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para os estados do Nordeste.


 


Inácio avalia que há concentração na liberação de recursos do BNDES para projetos que beneficiam a região Sudeste. O senador ressaltou ainda que, como uma instituição financeira, o banco rejeita a imposição de percentuais de recursos aplicáveis em determinadas regiões, que impõe aos líderes políticos uma intensa luta em busca da contemplação de projetos voltados para as suas respectivas localidades.


 


Crescimento


 


A implantação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, deve ser aproveitada pelas lideranças políticas, observa Inácio. Segundo ele, um dos exemplos foi a inclusão de obras de recuperação de rios em Fortaleza e Região Metropolitana. “Trabalhamos para que isso fosse atendido e o presidente compreendeu. Trabalhamos com o governador Cid e com o secretário das Cidades (Joaquim Cartaxo), que já vinha nesse movimento”, salientou.


 


Inácio elogiou o desempenho do governador Cid Gomes na articulação com a bancada cearense, tendo em vista os interesses do estado do Ceará. Segundo ele, um exemplo foi a reunião que a bancada teve na semana passada com o ministro da Articulação Política, Walfrido dos Mares Guia. Antes da reunião com a bancada, o ministro já tinha se encontrado com o governador.


 


Audiências


 


“As audiências com os ministros são trabalhadas junto com o governador e os secretários estaduais. O governador é uma pessoa muito fácil, une muito a bancada e isso ajuda os projetos do estado”, reforçou Inácio, ao enfatizar que a Articulação Política é a “porta de entrada” das grandes reivindicações do Estado junto ao Governo Federal.


 


Outra questão levantada por Inácio é a preocupação que o senador deve ter também com os municípios. Segundo ele, um exemplo foi a inclusão, no PAC, de projeto que trata da urbanização de um açude e quatro lagoas na Capital cearense. Segundo ele, serão aplicados R$ 51 milhões, o que vai ajudar a melhorar a qualidade de vida em Fortaleza. Ao tempo em comemorou a adesão do PDT ao governo Lula, Inácio destacou o movimento encampado por PC do B, PSB e PDT, na formação de um bloco.


 


 


 


Fonte: Jornal Diário do Nordeste