Trabalhadores em Educação do estado do Maranhão retomam Titulações

Os professores da rede estadual obtiveram ontem (3) à tarde uma importante vitória. Durante a segunda reunião entre o Sindicato dos Trabalhadore


QUINQÜÊNIO


Quanto ao adicional por tempo de serviço (quinquênio), ficou apontada uma solução semelhante à da titulação. Mas o detalhamento será realizado nas próximas reuniões.


 


VALE-TRANSPORTE


Na discussão sobre o vale-transporte, o Sinproesemma mostrou que as novas regras salariais provocarão aumento no desconto para custeio de passagens de coletivos – 6% do subsídio. O governo apresentou a proposta de que seja descontado do servidor 30% do valor da cartela de vales. Os 75% restantes seriam custeados pelo Estado. O Sinproesemma defendeu a redução do percentual para 25%. Mas a definição somente nas próximas rodadas de negociação.


 


PLANO DE CARREIRA E ESTATUTO


A reunião definiu também um grupo de trabalho (GT) para discutir o Plano de Carreira da categoria e um anteprojeto de Estatuto do Magistério Estadual, a ser aprovado e sancionado até o fim do ano.


 


PARALISAÇÃO


Apesar dos avanços na solução das questões específicas dos educadores, o Sinproesemma mantém a disposição de participar ativamente do Dia de Paralisação Geral dos servidores públicos estaduais, na próxima terça-feira (8), que começará com um concentração na praça Deodoro a partir das 8 horas. Em outros municípios deverão acontecer concentrações semelhantes, sempre com a presença de representantes de todas as categorias.


 


AVALIAÇÃO


Para o presidente do Sinproesemma, professor Odair José, o segundo encontro foi positivo, decidiu algumas questões pontuais e abriu caminho para a solução de outras. Vamos continuar combinando protestos e negociações, sempre de forma ampla e unitária, para não permitir perdas para a nossa categoria, recompor salários, ampliar direitos e valorizar os educadores, finalizou o sindicalista.


 


Além de diretores do Sinproesemma, participaram da reunião o secretário de Educação, Lourenço Vieira da Silva, o líder do governo na Assembléia Legislativa, Edvaldo Holanda, o presidente da Comissão de Educação, deputado José Lima, o secretário de Planejamento e Orçamento, Aziz Santos. Estiveram presentes também representantes da secretaria de Administração e da procuradoria-geral do Estado.


 


HOJE


A terceira reunião da comissão permanente, formada pelo Sinproesemma, representantes de secretarias de Estado e da Assembléia Legislativa, para analisar as correções salariais dos educadores, será realizada hoje (4), às 16h, na Secretaria de Administração.