Estudantes da América Latina farão congresso em Quito este ano

A Oclae, Organização Conental latino-Americana de Estudantes, que filia as entidades estudantis brasileiras, UNE, Ubes e ANPG, convocou neste sábado (5) o seu 15º Congresso, para Quito, no Equador, entre 12 e 17 de novembro deste ano. “Será um congresso d

“Cada vez mais se faz necessária a participação de todos para alcançar este mundo melhor, possível e não só possível mas necessário e indispensável”, diz também o texto. E anuncia: “Estudante, já estamos em congresso”.



Como plataforma, o documento propõe “a luta face ao imperialismo, à guerra e à militarização, por uma educação como direito humano e para seres hbumanos, por uma identidade que permita-nos dizer de onde viemos, onde estamos e para onde vamos, pela transformação deste assombroso movimento telúrico secundarista, pelo fortalecimento de nossa participação neste motor propulsor que são os movimentois sociais, pelo resgate da consciência de salvar o meio ambiente”.



A Organização Conental latino-Americana de Estudantes vai fazer 41 anos. A Organização reúne 35 entidades gerais estudantis, secundaristas e universitários, de 23 países das três Américas.



AOclae funciona com um Secretariado Executivo permanente sediado em Havana e com três membros: o presidente, Luis Arza Valdes, cubano, o brasileiro Luciano Resende, da ANPG, e o nicaraguense Victor Hugo, da Unen. Luis, que tem 24 anos, esteve no Brasil em fevereiro último e visitou o acampamento montado pela UNE para recuperar o terreno de sua sede histórica, na Praia do Flamengo, Rio de Janeiro.


 


Há também um Secretariado Geral, atualmente composto por líderes estudantis radicados no  México, Porto Rico, Haiti, Guatemala, Uruguai, Equador, Colômbia, Brasil, Argentina e Venezuela).