Relatório da ONU sobre o clima destaca potencial dos biocombustíveis
O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC, sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU) indica que os países devem estimular o uso de fontes renováveis de energia fornecendo. O relatório divulgado na sexta-feira (4)
Publicado 05/05/2007 13:03
Segundo o pesquisador brasileiro Emílio la Rovere – que participou da elaboração do documento – o relatório prioriza a possibilidade de elevar a eficiência no uso da energia no Planeta por meio de novas tecnologias que permitam que os veículos rodem com menos combustíveis, que as indústrias produzam queimando menos óleo combustível e que as edificações possuam aquecimento nos países frios.
Os biocombustíveis são outro ponto de destaque no relatório. “Ele sinaliza que os biocombustíveis têm um potencial muito rápido, no curto e médio prazos. Ou seja, em 2030 poderia-se conseguir neutralizar boa parte das emissões, substituindo uma parte dos combustíveis fósseis. Isso pode contribuir bastante para a redução das mudanças climáticas [decorrentes do aquecimento global]”.
O IPCC é dividido em três grupos de trabalho que abordam os temas: ciências da atmosfera; impactos e medidas de adaptação das mudanças climáticas; e mitigação dessas mudanças. O primeiro relatório foi divulgado em 1990, o segundo, em 1995, o terceiro, em 2001 e o quarto em 2007.