Rio: Marcha da Maconha pedirá legalização da droga

Neste domingo (6), a Praia de Ipanema será palco da Marcha da Maconha. A manifestação está marcada para às 14h no Arpoador, seguindo em passeata pela orla. Segundo os organizadores, ''a Marcha visa chamar atenção para a futilidade e inutilidade da proibiç

Em uma entrevista recente, o governador do Rio defendeu o início do debate sobre a legalização. Por esse motivo, os manifestantes estão produzindo máscaras com o rosto de Sérgio Cabral. Já o prefeito do Rio, Cesar Maia, é contra a legalização e disse em seu ex-blog que a Marcha terá a ''animação a cargo das bandas do Comando Vermelho e do Terceiro Comando Puro!''.


 


Em relação ao governo federal, o presidente Lula sancionou a Nova Lei Antidrogas em 23 de agosto de 2006, que entrou em vigor em outubro do mesmo ano. Esta lei institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – SISNAD. Pela nova lei, o usuário que for pego portando maconha não poderá ser preso. Receberá apenas advertência, passará por programa educativo ou prestará serviços à comunidade.


 


De qualquer forma, a lei federal não descriminaliza o uso e a quantidade tolerada para saber se a pessoa pega é usuária ou traficante caberá ao juiz do caso.


 


Ainda segundo os organizadores, ''uma medida possível para reduzir os lucros do mercado ilícito de drogas e, conseqüentemente, a violência seria a descriminalização do cultivo de alguns pés de cannabis para consumo próprio, como já ocorre em outros países. Isso também protegeria os consumidores, e especialmente os mais jovens, do contato com o crime''.


 


Festa


 


A marcha é uma festa popular que ocorre desde 2002 no Rio. O clima será descontraído, com concurso de fantasias, prêmios, gincana, distribuição de material informativo e espaço para manifestação da arte popular espontânea da nossa cultura.


 


A concentração da marcha está marcada para às 14hs, no Arpoador, com saída às 16h20 (o que acontecerá durante esse intervalo eles não informam). A partir das 17h terá início uma festa. Para quem tem medo de ser flagrado pelas câmeras a orientação é vir fantasiado, pois haverá o concurso a fantasia.