Congresso da UNE: estudantes de SC mudam a história da UCE

A União Catarinense dos Estudantes (UCE), realizou neste final de semana (05 e 06 de maio), em Lages, na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), seu congresso. Um novo estatuto e uma nova forma de eleições para delegados ao congresso da UCE foram

Com o objetivo de realizar mudanças no Estatuto da UCE, o congresso transformou-se em palco de um dos mais intensos e qualificados debates sobre a realidade estadual e nacional, sobre o movimento estudantil e, sobretudo, sobre os desafios para a educação superior. Foi um congresso marcado pela ampla unidade de diferentes concepções e pensamentos em defesa dos interesses dos estudantes.


 


O Congresso foi convocado para alterar o estatuto da entidade e ajustá-lo ao novo Código Civil. Ao final dos debates sobre a reforma estatutária os delegados aprovaram ainda a ampliação da diretoria executiva da UCE, que de sete integrantes passou a ser composta por onze, e aprovaram um novo critério para as eleições de delegados ao congresso da entidade, que passará a ser realizada através de eleições diretas por universidade, semelhante ao novo critério estabelecido também ao Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).
 


A plenária final do congresso, órgão máximo de deliberações da entidade, aprovou por ampla maioria, que o congresso elegesse a nova diretoria da UCE. Um grupo de estudantes, vinculados a Corrente Comunista Luis Carlos Prestes defendeu proposta contrária, que contou com pouco mais de dez votos dos 286 delegados presentes à plenária.


 


Chapa única


 


O Congresso da UCE contou com a presença de centenas de estudantes, delegados e observadores, sendo credenciados 417 delegados, representando acadêmicos de todas as principais universidades do estado. Destes, 286 delegados compareceram a Lages. Houve a inscrição de apenas uma chapa para a nova diretoria. A chapa foi composta por uma ampla articulação estudantil, unificando diferentes setores e forças políticas que atuam no movimento. A nova diretoria da UCE foi eleita com 253 votos, houve seis abstenções e 27 delegados deixaram de votar.
 
 
Os estudantes que compuseram a chapa denominada ''Por uma UCE do tamanho de Santa Catarina'' pertencem as seguintes forças políticas que atuam no movimento estudantil: União da Juventude Socialista (UJS) que elegeu a presidente da UCE, Juventude Socialista Brasileira (JSB), Juventude do PMDB (JPMDB), Juventude Revolucionária 8 de Outubro (JR8), Juventude Democrata Catarinense (JDC), Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), Juventude Popular Socialista (JPS) e a Juventude Progressista (JPP).


 


Uma mulher na presidência


 


A nova presidente da UCE é a acadêmica de Cinema da Unisul de 23 anos, Clarissa Peixoto. A lider estudantil já participou do DCE da Unisul e é dirigente da União da Juventude Socialista (UJS). Após 10 anos, novamente, uma mulher ocupa a presidência da UCE. A estudante Clarissa Peixoto assume a presidência da UCE no lugar do Acadêmico de Direito do CESUSC, Tiago Andrino, que passará a dedicar-se a coordenação do Movimento ''Bloco na rua'' para o 50º Congresso da UNE, que será realizado de 4 a 8 de julho em Brasília/DF e, ocupará uma das cadeiras no Conselho Estadual de Educação (CEE).


 


De Florianópolis,
Vinícius Puhl