Serra elogia ação truculenta da PM contra jovens em SP

O governador de São Paulo, José Serra, elogiou nesta segunda-feira a ação dos policiais que reprimiram com violência o tumulto ocorrido durante o show dos Racionais MC's na praça da Sé, no centro de São Paulo, na madrugada de domingo. Na avaliação de S

“É uma ação de vândalos, gente que não sabe ter comportamento coletivo, e que infelizmente atrapalhou a Virada Cultural”, disse. Questionado se a ação dos jovens compromete as próximas edições do evento, Serra respondeu, irritado, que o evento é promovido pela Prefeitura de São Paulo.


 


Esta não é a primeira vez que a PM, sob o governo de José Serra, abusa da violência para “conter” pequenos tumultos. No último dia 8 de março, os participantes de uma passeata na avenida Paulista contra a visita do presidente Bush ao Brasil foram brutalmente espancados por policiais militares quando tentaram bloquear uma das pistas da avenida. (Clique aqui para ler mais)


 


No caso do show da Praça da Sé, a versão difundida de forma equivocada pela imprensa e pelo comando da Polícia Militar é de que o tumulto teria sido provocado por jovens irritados com o atraso da apresentação do grupo Racionais MC´s e que, por isso, iniciaram um quebra-quebra generalizado. Mas quem esteve presente ao evento contesta esta versão e afirma que foi a Polícia Militar quem provocou a confusão ao reprimir com violência desmedida um pequeno tumulto inicialmente isolado e que nada tinha a ver com o atraso do show.


 


Clique aqui para ler o relato do colunista do Vermelho, Marcelo Buraco. Ele esteve lá e conta como realmente tudo aconteceu.


 


Da redação