Tevez vira centro de polêmica no futebol inglês

A Premier League, a primeira divisão do futebol inglês, anunciou nesta quarta-feira (9) que não mudará o seu veredicto sobre o negócio que envolveu a transferência do jogador argentino do Corinthians para a equipe operária londrina West Ham. A transação d

A Premier League (PL) fez uma defesa do modo como tratou a transferência do jogador argentino Carlos Tevez do brasileiro Corinthians para o West ham, clube operário da região oeste de Londres. O anúncio deixa Tevez livre para atuar no último jogo de seu time contra o já campeão Manchester United, no próximo domingo, em Manchester.



Agindo assim, a PL advertiu de forma simbólica os quatro clubes — Sheffield United, Wigan Athletic, Charlton Athletic and Fulham — que seus esforços legais para punir o clube londrino estão predestinados ao fracasso.



A PL não se declarou oficialmente sobre as críticas feitas pela “camarilha dos quatro”, como a mídia inglesa batizou os clubes revoltosos, mas ontem à noite todos os 20 clubes que fazem parte da Liga receberam cópias de uma carta enviada pela PL ao quarteto.



A “Camarilha dos Quatro” questionou como Tevez poderia continuar jogando pelos Hammers (apelido do clube operário) após uma comissão independente descobrir que o West Ham teria quebrado a legislação vigente quando o contrato com o jogador foi assinado, além de ter mentido sobre o contrato. Os quatro clubes estão furiosos porque o West Ham foi multado em apenas 5,5 mil libras esterlinas e não perdeu pontos na classificação do torneio.



Um documento assinado por advogados contratados pela PL adverte os quatro clubes que qualquer desafio feito à determinação da Liga “feririam o corpo da estrutura disciplinar que os próprios clubes criaram e que consideramos, em matéria de lei, estar longe de falhas”.



O West Ham adentrará o gramado do estádio Old Trafford no sábado precisando de um ponto para não ser rebaixado para a First Division, a liga abaixo da Premier League, embora uma derrota do Wigan no campo do Sheffield United já baste para mantê-los na liga para a próxima temporada.



A mídia inglesa julga que o futuro do jogador argentino e do seu clube atual serão decididos apenas no campo de jogo, e não no famigerado “tapetão”, como é conhecido o trabalho do Tribunal de Justiça Desportiva no Brasil.


 


Da redação, com agências internacionais