Vara Federal condena Eurico Miranda a dez anos de prisão

O presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda – um das figuras mais polêmicas futebol brasileiro -, foi condenado nesta quinta-feira (10) a dez anos de prisão pela 4ª Vara Federal criminal do Rio de Janeiro.

Além disso, o ex-deputado será obrigado a pagar 500 dias-multa no valor de aproximadamente R$ 53 mil diários. A acusação contra Eurico é de crime contra a ordem tributária – no caso, sonegação.


 


Na época, ele era réu primário, mas cumpria mandato na Câmara Federal, o que agrava sua situação jurídica. “Ele apresentou uma conduta contrária àquela que se poderia esperar de um representante popular”, explicou o juiz Flávio Oliveira Lucas, que determinou a condenação


 


Eurico terá o direito de recorrer ao processo em liberdade. O presidente do Vasco emitiu uma nota oficial comentando a decisão da Justiça e afirmando que vai apelar. Segundo a nota, a Quarta Câmara do Primeiro Conselho de Contribuintes “resolveu, por unanimidade, afastar todas as acusações de 'evidente intuito de fraude' descaracterizando, portanto, qualquer implicação criminal daí decorrente”.