China fortalece laços com Cuba em visita à Ilha

O ministro da Defesa da China celebrou na quinta-feira (11) a “eterna amizade” com Cuba, no início de uma visita destinada a fortalecer os laços estratégicos com um aliado comunista que fica a menos de 150 quilômetros dos Estados Unidos.Cao Gangchuan, vic

“As conversações oficiais transcorreram em um clima fraternal e amistoso característico das estreitas relações existentes entre ambos os partidos, governos, povos e instituições armadas”, disse neste sábado o jornal oficial Granma.


 


“Desejamos amizade eterna entre nossos países”, disse Cao em Havana, primeira etapa de uma viagem que inclui também Argentina, Chile e Grécia.


 


Esta é a segunda visita de um alto funcionário chinês a Havana em menos de um mês. Wu Guanzheng, membro do Comitê Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês, se encontrou em 20 de abril com Fidel, que está recluso há nove meses devido a uma cirurgia intestinal.


 


A China tornou-se o segundo maior sócio comercial de Cuba depois da Venezuela, com um intercâmbio bilateral de US$ 1,8 bilhão, baseado principalmente na exportação de maquinaria, veículos e bens de consumo. Cuba vende à China níquel, açúcar, remédios e petróleo.