Museu do Mangue realiza exposições itinerantes e trilhas ecológicas

“Se você não vai ao museu, o museu vai até você”. Esta é a proposta do Museu Natural do Mangue, que tem sede na praia de Sabiaguaba, para marcar a 5ª Semana Nacional de Museus, realizada entre os dias 14 e 20 de maio. Através da “Ação Museu Móvel” acontec

Criado há dez anos por um grupo de amigos, no espaço de uma antiga barraca de praia, o Museu Natural do Mangue fica na boca da barra do Rio Cocó, em Sabiaguaba. Auto-sustentável, o museu é uma iniciativa de cunho social e educativo, com três vertentes principais: meio ambiente, esporte e ecoturismo. Para colaborar com a manutenção do espaço, os/as visitantes podem contribuir com doações de alimentos, roupas, livros ou outros valores.


 


No local, os/as visitantes podem apreciar fósseis, animais taxidermizados, sementes do mangue, além de terem acesso a uma pequena biblioteca. Outro grande atrativo é a área de manguezal, onde é possível percorrer trilhas em duas modalidades: interpretativa, monitorada por jovens voluntários da comunidade que dão explicações sobre o ecossistema local; e contemplativa, para que o/a visitante possa fazer o percurso e contemplar o espaço livremente.


 


O museu também promove intervenções no mangue, como reflorestamento, repovoamento de caranguejos, coleta de lixo e estudo sobre os impactos provocados na área. Outra atração é a prática de canoagem no rio Cocó. Os/as visitantes podem participar de expedições de caiaque que vão desde a boca da barra do rio até o Parque Ecológico do Rio Cocó, num percurso de oito quilômetros e duração de três horas. Nos finais de semana, o museu é aberto ao público que visita a praia, das 9 às 16 horas, e na semana funciona através de agendamento de visitas de grupos diversos.


 


Como parte da programação da 5ª Semana Nacional de Museus, de 10 a 26 de maio, será montada uma exposição na vitrine da Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará (FACIC), na Rua São Paulo, Centro. A partir do dia 14 até o final do mês, outra exposição será montada na sede da ong Santo Dias, na Rua Maria Quintino, 650, Parque Santa Maria. Serão expostos fósseis, animais taxidermizados e sementes do mangue. Na Santo Dias, serão realizadas também duas palestras para formação de seis jovens que darão informações aos visitantes. No dia 19, jovens do ensino médio da EEFM Professor Paulo Freire irão visitar o museu e participarão de uma trilha ecológica interpretativa no mangue. Outras instituições interessadas também podem agendar a montagem de exposições e visitas ao mangue.


 


 



Fonte: Anote