Começa greve por tempo indeterminado dos servidores do Ibama

Os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciaram nesta segunda-feira (14) greve por tempo indeterminado. Eles querem que o governo desista da MP (Medida Provisória) que estabelece a divisão do órg

“O que a gente espera é que o governo retire essa medida provisória e venha discutir essa reforma na área ambiental. Porque da forma que ela foi imposta, sem nenhuma discussão prévia, os servidores não aceitam. A nossa proposta é que se fortaleça o Ibama”, argumentou o presidente da Associação Nacional dos Servidores do Ibama, Jonas Corrêa.


 


Também nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a greve não vai prejudicar a execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conforme previsão de alguns setores empresariais, e disse que a paralisação é uma injustiça com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.


 


Corrêa prevê que até a próxima quarta-feira 100% dos 6,4 mil servidores do Ibama entrem em greve. Atualmente, segundo ele, estão paralisadas as atividades do órgão no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Amazonas, Paraná e Sergipe. Segundo o presidente da associação, os servidores dos outros Estados ainda estão organizando as atividades de paralisação.


 


Nesta manhã, os trabalhadores fizeram uma manifestação em frente à sede do Ibama, em Brasília, na qual discutiram como serão feitas manifestações contra a medida provisória. Em Brasília, eles pretendem chamar a atenção da sociedade com a entrega de manifestos em shopping centers, rodoviária, além de conversar com parlamentares no Congresso Nacional.


 


Nas primeiras horas da manifestação, a Polícia Federal esteve presente para garantir a entrada de servidores que quisessem trabalhar, mas não houve nenhum tumulto. “Não precisamos fazer piquete. Os servidores estão muito conscientes”, disse o presidente da associação.


 


Segundo Corrêa, ainda não foi agendada nenhuma reunião com o governo. A direção do Ibama ainda não se manifestou, depois do início da greve. Na última sexta-feira, o Ibama divulgou nota à imprensa na qual informava que sempre esteve aberto ao diálogo.


 


“É importante frisar que as presidências e direções destes institutos (Ibama e Instituto Chico Mendes), apesar de terem se colocado à disposição dos servidores para dirimir suas dúvidas, não foram por eles demandados. Ressaltam, ainda, que o diálogo continua aberto”, dizia a nota.


 


Justiça que metade saia da greve


 


Uma decisão judicial determinou que as associações envolvidas com a greve no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) garantam um mínimo de 50% (metade) dos funcionários em regime normal de trabalho. A decisão foi divulgada hoje (14), em entrevista coletiva, pelo presidente interino do Ibama, Bazileu Alves Margarido Neto, e pelo secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João Paulo Capobianco, que preside interinamente o recém-criado Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.


 


A liminar estabelece multa de R$ 5 mil à Associação dos Servidores do Ibama (Asibama), ao Sindicato dos Servidores Públicos do Distrito Federal (Sindisep-DF) e à Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), caso não cumpram a determinação. Foi proferida na noite da última sexta-feira (11) pelo juiz substituto José Gutemberg de Barros Filho, da 17ª Vara da Justiça Federal, no Distrito Federal.




Leia também: Movimentos de meio ambiente são contra mudanças no MMA