Funcionários do Ibama recorrem da decisão de trabalhar durante a greve

Mal a greve do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)  começou e os servidores sofrem o primeiro golpe na tentativa de enfraquecer o movimento. Agindo rápido, o governo conseguiu liminar que obriga entidades

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) vai recorrer da decisão. Para o diretor Pedro Armengol, o governo desprezou mais uma vez o espaço de negociação optando pela retaliação ao legitimo direito de greve da categoria. Apesar dos problemas, os servidores dão sinais de que não vão se intimidar.



Em reunião na tarde desta segunda-feira (14) com o presidente do Ibama, Bazileu Margarido Neto, a Condsef avisou que não irá aceitar negociar enquanto o governo estiver disposto a recorrer à Justiça para interromper o movimento. Discordando do “atalho” usado pelo governo para resolver a questão, a entidade pretende discutir na instância da Justiça o direito dos servidores do Ibama.
 


A Condsef explica que diversas categorias estão motivadas a aderir à paralisação pelas constantes ameaças que vêm sofrendo os servidores públicos. Propostas como a do Projeto de Lei que podem limitar investimentos públicos pelos próximos dez anos, estão entre os eixos centrais da greve convocada pela Condsef.
 


O projeto é apontado como principal ameaça a acordos e compromissos firmados entre servidores e governo de 2005 até hoje. A discussão sobre isonomia nos Três Poderes, levantada pelo próprio presidente Lula como necessária para recuperar o serviço público brasileiro, também estaria comprometida.
 


Greve



Além disso, para a Condsef, a ameaça ao direito de greve dos servidores é outro ataque grave que precisa ser combatido. Para a Confederação a greve seria evitada se o governo respeitasse os espaços de negociação criados para dirimir conflitos. A entidade ressalta que a categoria recorre a movimentos grevistas quando não restam meios para negociar o que prejudica e ameaça os servidores.
 


Até o fim da noite de segunda-feira, nove estados já oficializaram participação no movimento grevista do Ibama: Distrito Federal (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Bahia (BA), Amazônia (AM), Paraná (PR), Sergipe (SE), Paraíba (PB) e Minas Gerais (MG). Alagoas (AL) entra em greve neste terça-feira e Espírito Santo (ES) decidiu pela paralisação a partir do dia 16. 



Fonte: Condsef