Trabalhadores se mobilizam em defesa do rio dos Sinos  

Trabalhadores gaúchos organizados em sindicatos e movimentos sociais do Estado realizam no dia 16 de maio uma manifestação pela preservação do rio dos Sinos. O “ato em defesa da vida” mobilizará milhares de moradores da região afetada pela poluição no rio

A concentração começa às 17h, no ginásio municipal de São Leopoldo. De lá, os trabalhadores partem para as margens do rio dos Sinos, onde serão plantadas árvores nativas. Haverá uma celebração ecumênica no local.


 


Ao final do ato, uma caminhada percorrerá as ruas do centro de São Leopoldo, em direção ao ginásio, onde ocorrerá um ato político, com a participação de Roberto Malvezzi, integrante da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e especialista no tema sobre a preservação da água.


 


A atividade encerra com um espetáculo musical, aberto ao público. Participarão das atividades trabalhadores ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Via Campesina, além de associações de moradores, entidades estudantis e prefeituras da região.


 


Rio dos Sinos


 


Até o momento, seis empresas foram indiciadas pelo Ministério Público por crime ambiental, após a mortandade de peixes ocorrida no ano passado no rio dos Sinos. O diretor da Utresa, uma das empresas responsáveis pela poluição, está foragido da Justiça até hoje.



 
O rio dos Sinos é o principal manancial de água da região metropolitana de Porto Alegre, abastecendo mais de 30 municípios. Quatro milhões de pessoas utilizam a água e dezenas de pescadores ribeirinhos se alimentam e sustentam as suas famílias com o que produzem do rio.


 


Por: MST/RS