Brasil e Índia discutem cooperação na área espacial

As possibilidades de cooperação entre o Brasil e a Índia na área espacial são o tema de um encontro entre os dirigentes da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sergio Gaudenzi, e da Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO), Madhavan Nair, nesta terç

A delegação tem, entre seus integrantes, o diretor do Programa de Observação da Terra, Venkatakrishnan Jayaraman, e o diretor do Projeto do Lançador de Satélites Polar Indiano (PSLV), Neelakanta Narayanamoorthy. A agenda da comitiva inclui visita pela manhã, a partir das 9 horas, aos ministérios da Ciência e Tecnologia e das Relações Exteriores. Às 11 horas, começa a reunião de trabalho na Agência Espacial Brasileira (AEB).


 


A delegação dará prosseguimento às conversas sobre cooperação bilateral que vêm ocorrendo desde 2004, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou visita oficial à Índia. Na ocasião, foi assinado acordo para uso pacífico do espaço exterior, aprovado em abril deste ano na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.


 


Os indianos têm atualmente o programa espacial com a maior taxa de crescimento do mundo. Com orçamento de US$ 2,4 bilhões, a Índia construiu 29 satélites, desenvolveu dois tipos de lançadores e estabeleceu infra-estrutura para  desenvolvimento, construção e testes de satélites de telecomunicação, sensoriamento remoto e meteorologia.


 


Fonte: Agência Brasil