Divulgar o Partido nesse momento, e sempre, é cada vez mais necessário.
… O cidadão me ouviu por um tempo, calou-se e um tanto abatido e para minha surpresa afirmou: o pior de tudo é que você está certo. O PPS não é um partido de esquerda. …
Publicado 16/05/2007 15:55 | Editado 04/03/2020 16:43
Iran Caetano*
Caros camaradas, recentemente encontrei um médico, amigo de outrora e membro do PPS hoje. Seria uma conversa cordial, entre amigos. Afinal lutamos juntos (de maneiras diferentes) contra o regime militar. Defendíamos o ideário comunista – naquele tempo ele era do PCB. De certa forma fomos juntos discriminados por nossa ideologia. Bom… eu tive, mesmo após o fim da ditadura militar, que ir para o interior mineiro tentar trabalho…. ele foi nomeado para cargos públicos aqui no ES. Tudo bem, segue a vida. Voltei para Vitória. Presidi por 8 anos o PC doB aqui (bons tempos) . Ele cumpriu suas tarefas… Como o tempo não pára continuamos em campos diversos, às vezes opostos, às vezes paralelos, às vezes antagônicos. Dificilmente conjuntos. Mas continuamos bons amigos.
Amizades são temáticas. Os temas evoluem. As pessoas também. A história avança.
O encontro teria tudo para ser o festejo de um momento de congraçamento entre velhos companheiros, … mas não foi.
Como nos recordamos bem, nestas últimas eleições ficamos com Lula, com o povo . O PPS (sucessor do PCB, segundo falseia Roberto Freire) ficou com Alkmin (PSDB), com as oligarquias. Em respeito à sua opção política tentei calar-me sobre esses temas. Procurei falar amenidades, mas não foi possível. O cidadão desandou a falar do Lula e consequentemente do PCdoB. Tolerei suas diatribes enquanto pude, mas, querer aliviar sua consciência em cima do nosso Partido … aí não.
Comecei a enumerar os múltiplos desvios e traições praticados por esse pessoal ao longo da ditadura e após, sempre em favor de uma conciliação impossível com o sistema.
O cidadão me ouviu por um tempo, calou-se e um tanto abatido – para minha surpresa-afirmou: o pior de tudo é que você está certo. O PPS não é um partido de esquerda. Hoje está mais para o centro e caminha para a direita. Não sei se fico lá por muito tempo. Disse que vai aguardar o resultado dessa tal conferência que realizarão e conforme o resultado sairá do PPS. Aproveitei o gancho para convidá-lo para o PCdoB. Ele vacilou e não respondeu. Disse que ia pensar sobre tudo que está se passando e depois decidirá.
Conto essa historinha apenas para mostrar para os demais camaradas para mostrar como o curso de formação que está em pauta aqui no ES é importante. Porque é importante estar afiado com a vivência partidária. Estar consciente de nossas propostas políticas. De nosso posicionamento tático e estratégico, para no momento necessário saber defender nossos pontos de vistas e quem sabe atrair para nossas fileiras quadros que equivocadamente possam estar nesse ou naquele partido e queiram deslocar-se para nossas fileiras no devido momento.
Estudar. Fazer cursos. Divulgar o Partido nesse momento , e sempre, é cada vez mais necessário.
Saudações revolucionárias,
*Iran Caetano é médico.