Ministro diz que Manaus tem vantagens para sediar Copa

Como destino turístico dos mais atraentes do mundo, Manaus “tem vantagens comparativas” na região amazônica para ser uma das cidades sedes da Copa do Mundo de 2014, caso o Brasil seja escolhido para sediar a competição. A afirmação foi feita pelo minis

Estiveram presentes à audiência a coordenadora da bancada, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB), o deputado Francisco Praciano (PT), o senador João Pedro (PT), o secretário municipal de Esportes, Antônio Carlos Marques e a representante do Governo do Amazonas, Nafice Bácry Valoz.



Para o ministro, o caderno de exigências que será apresentado pela Prefeitura e o Governo do Estado até o próximo dia 31, deve apresentar as garantias necessárias para que a capital seja escolhida como sede. “Acredito que tanto no item infra-estrutura quanto na possibilidade de promover o destino turístico, a Copa em Manaus seria uma boa hipótese”, defendeu Silva.



A capital amazonense vai concorrer com outras 19, sendo duas na região: Rio Branco (AC) e Belém (PA). Depois da entrega das propostas das cidades, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá até 31 de julho para consolidar o projeto brasileiro da Copa. Pelos cálculos do ministro, na primeira quinzena de novembro o país deve ser confirmado como sede. “Até a metade do ano que vem nós estaremos definindo as cidades sedes”, diz.



“Fiquei muito feliz com a motivação dos parlamentares com relação a possibilidade de Manaus sediar parte da Copa do Mundo. A cidade tem vantagens importantes; tem infra-estrutura, aeroporto, rede hoteleira, serviço de hospitalidade de excelente qualidade e é um destino turístico importante no mundo. É também uma oportunidade de o Brasil promover a região amazônica”, destacou o ministro.


 


Reforço



A deputada Vanessa diz que o apoio do ministro é importante para fortalecer a candidatura de Manaus. “Ele nos sugeriu que reuníssemos com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para reforçar nosso pedido de apoio e ainda prometeu articular no Estado a presença de algumas autoridade do meio esportivo internacional como forma de reforçar a campanha”, disse a coordenadora.



O senador João Pedro ficou responsável, por exemplo, em articular para este ano a ida ao Festival Folclórico de Parintins do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, que, segundo o ministro, manifestou interesse em conhecer a festa. O senador também convidou o ministro e estenderá o convite ao presidente da CBF.



Para o deputado Praciano, o apoio do ministro é o primeiro passo da bancada rumo a consolidação de Manaus como sede da Copa. “Acho que se não temos condições, teremos que criar. O importante é colocar o Norte e Manaus nesse circuito”, disse.



O secretário Antônio Carlos disse que a prefeitura e o governo estão realizando uma força-tarefa para entregar um projeto viável à CBF. “Nós temos que melhorar na cidade questões como o transporte, segurança e rede hoteleira. No caso de aprovado nosso projeto, teremos sete anos para se adequar as exigência”, explicou.



De Brasília
Iram Alfaia