Angola recusa asilo político a futebolistas da Eritréia
O pedido de asilo político solicitado a Angola por um grupo de seis jogadores da seleção nacional de futebol da Eritréia foi recusado pela chefe do Departamento de Refugiados dos Serviços de Migração e Estrangeiros (SME), Teresa Silva, informou nesta
Publicado 17/05/2007 14:57
De acordo com Teresa, a decisão foi baseada em atenção aos próximos compromissos desportivos internacionais a serem disputados no país.
“Recusamos este pedido para não encorajar os participantes nas três competições continentais que o país vai organizar a optarem pela mesma via. Angola vai albergar o Afrobasket’07, os campeonatos de Handebol (2008) e de futebol em 2010”, alegou.
Entretanto, segundo a fonte, foi autorizada uma permanência temporária dos mesmos por três meses, a partir de 10 de maio. Após este período, serão enviados para um país não revelado pela fonte.
Os seis futebolistas pediram asilo após o jogo da sua seleção em Luanda, disputado no dia 25 de março passado, alegando insegurança e violação dos direitos humanos no seu país.
A Eritréia foi vencida por 6 a 1, em jogo do grupo 6 das eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN – 2008), que será disputado em Gana. Esta foi a primeira vez que desportistas pedem asilo político a Angola.
Fonte: Angop