Artigo: “lideranças falam das eleições na SBPC”
Leia artigo de Fábio Palácio e Luísa Rangel sobre o congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a se realizar no dia 6 de junho. Além da escolha do novo presidente da SBPC, também serão eleitas a diretoria e parte do conselho da
Publicado 18/05/2007 16:52
Lideranças falam das eleições na SBPC
Fábio Palácio* e Luíza Rangel**
Votar nas eleições da SBPC
A Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC) encontra-se em processo eleitoral. Os sócios podem votar até o dia 6 de junho. Nesse pleito serão eleitos um novo presidente e uma nova diretoria para o biênio 2007-2009, e parte do Conselho para o quadriênio 2007-2011.
A SBPC tem papel destacado na história do país. Durante todos os anos de sua longa existência atuou em defesa da Ciência, da comunidade científica e de um país mais democrático, justo e desenvolvido – bandeiras que representam verdadeiras marcas de sua rica trajetória.
Fundada em 1948, a SBPC tem sede em São Paulo e conta em sua organização com Secretarias Regionais, que lhe permitem atuar em todos os estados brasileiros, reunindo pesquisadores em defesa do desenvolvimento científico e da autonomia tecnológica nacional.
Nos dias atuais, tendo à frente o professor Ennio Candotti, a SBPC dá seqüência à tarefa de posicionar-se de forma crítica e independente a respeito dos grandes temas nacionais. Com relação às políticas do Governo Lula, a SBPC – que dentre outros fóruns participa do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) – tem apoiado as medidas positivas, que contribuem para o avanço do Sistema Nacional de C, T & I; inversamente, quando os projetos se distanciam desse pressuposto a entidade tece as críticas necessárias.
Reconhecer a atuação da SBPC, participando de sua vida inclusive através do seu processo eleitoral é uma forma de valorizar a trajetória dessa entidade e sua construtiva posição no momento presente. Por isso no próximo período lideranças da pós-graduação e da comunidade científica filiadas ao Partido e à UJS estarão estabelecendo tratativas programáticas com os dois candidatos à presidência da entidade – Marco Antônio Raupp (SP) e Renato Balão Cordeiro (Fiocruz-RJ) – buscando melhor conhecer suas propostas e identificar, dentre eles, qual reúne melhores condições para neste momento dar prosseguimento à rica história de lutas da gloriosa SBPC.
As lideranças partidárias da área científica acreditam que, ao assim proceder, contribuem para renovar a atuação da entidade na construção de um novo projeto de desenvolvimento nacional.
As consultas das lideranças aos candidatos se estendem até o dia 27/05. Os votos – a que têm direito apenas os associados há mais de três meses e quites com suas obrigações estatutárias – podem ser dados até o dia 06 de junho. O sufrágio é feito pela Internet ou por cédula enviada pelo correio pela entidade.
* Da Comissão Nacional de Formação e Propaganda e da Secretaria de Juventude do Comitê Central
** Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos