Lula convoca a população a votar no Cristo Redentor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou nesta segunda-feira (21) a população brasileira a votar no Cristo Redentor como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. A estátua brasileira está entre os 21 finalistas do concurso, promovido pela Organizaçã

“Eu espero que o povo brasileiro vote. Espero que vote e vote com muito fervor, com muita vontade, porque nós temos condições de ganhar essa disputa. Porque realmente o Cristo Redentor é uma coisa extraordinária para o povo brasileiro e para todo turista que vem ao Brasil”, disse Lula.



Com cerca de 38 metros de altura, o Cristo Redentor foi projetado pelo brasileiro Heitor da Silva Costa e construído pelo escultor francês Paul Landowski. A obra levou cinco anos para ficar pronta e foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931.



Reta final
A votação termina no dia 7 de julho e pode ser feita pela internet no site http://www.cristoredentor.com.br/ ou envio de mensagem de celular com a palavra Cristo para o número 49216, ao custo de R$ 0,31. O resultado será anunciado no Estádio do Sport Lisboa Benfica, em Portugal.



Mais de 45 milhões de pessoas em todo o mundo já votaram em algum dos 21 finalistas. Na última parcial divulgada no dia 7 de maio, o Cristo Redentor não estava sequer entre os dez mais votados.


 


A idéia do concurso foi concebida por um cineasta milionário suíço, Bernard Weber, após a destruição em 2001 no Afeganistão da estátua gigante do Buda de Bamyan pelos talebans. Seu objetivo é sensibilizar o mundo inteiro sobre a herança cultural compartilhada pelos habitantes do planeta.



Além do Cristo Redentor, outros monumentos disputam o concurso. São eles: Machu Picchu (Peru), Chichén Itzá (México), as Estátuas da Ilha de Páscoa (Chile), Acrópole (Atenas), Alhambra (Espanha), Torre Eiffel (França), Pirâmides de Gizé (Egito), Taj Mahal (Índia), Kremlin (Rússia), Grande Muralha (China), Estátua da Liberdade (EUA), Angkor (Camboja), Templo Kyomizu (Japão), Castelo de Neuschwantein (Alemanha), Petra (Jordânia), Stonehenge (Inglaterra), Ópera de Sydney (Austrália) e Timbuktu (Mali).