Operação Navalha: Vanessa quer punição para culpados de corrupção 

''Quem recebeu cada centavo tem de devolver'' foram as palavras com que encerrou o seu discurso, nesta terça-feira (22), no plenário da Câmara a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) ao analisar a operação deflagrada pela Polícia Federal, denominada O

''Enquanto imperar a impunidade, essas ações serão freqüentes em nosso País. O povo, que vive clamando por melhores serviços públicos, não pode assistir a tudo isso com tranqüilidade. Ninguém pode se acostumar a ver, por exemplo, que 170 milhões de reais foram movimentados de forma não bem explicada'', denunciou a parlamentar.



Vanessa apresentou as informações obtidas pela cobertura da mídia. ''Essa operação é fruto de anos, segundo nos informa os meios de comunicação, de investigações levadas a cabo pela Polícia Federal com a participação do Ministério Público Federal. Essa operação e investigação tinham como alvo claro uma empresa denominada Gautama que, segundo os noticiários, detém contratos de obras públicas, da União, dos Estados e de vários Municípios, da ordem de aproximadamente 1,5 bilhão de reais''.



Ela destacou que a referida empresa detém ou deteve obras muito importantes no Estado do Amazonas, citando a obra de recuperação do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, ''para o qual foi canalizada uma quantidade de recursos públicos que merece ser investigada'', alertou, dizendo ainda que ''uma das empresas que construiu a nova sede do tribunal, que já foi inaugurada, passou por problemas, faliu e, em seguida, veio outra empresa''.



A outra obra tocada no Estado do Amazonas pela empresa Gautama é a obra de recuperação da BR 319, que liga a capital do Estado de Rondônia, Porto Velho, a Manaus.



Segundo Vanessa, ''não foi preciso a deflagração da Operação Navalha da Polícia Federal para que percebêssemos que havia alguma coisa errada nessa obra. Afinal, desde que cheguei a esta Casa, apresento requerimentos de informação ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério dos Transportes acerca do desenvolvimento das obras''.



Elogios à PF



A ação da Polícia Federal mereceu elogios da parlamentar comunista. ''Graças à Operação Navalha, sabemos do envolvimento de pessoas influentes e de obras dirigidas em 9 Estados. Vejam que acabei de falar do Estado do Amazonas, que sequer consta dessa relação dos Estados envolvidos'', afirmou.



''Essas operações da Polícia Federal são muito importantes'', destacou Vanessa se definindo como defensora do trabalho do Ministério Público e da Polícia Federal.



Para Vanessa, ''se somarmos a todas as carências o problema da corrupção, poderemos perceber como isso empobrece ainda mais a nossa Nação, não só materialmente, mas culturalmente. Valorizo essas operações ao extremo, mas todas elas precisam ter conseqüência e para isso precisamos acabar com a impunidade''.



A deputada exigiu a punição para todos os envolvidos nos casos de corrupção, apontado como ''um dos maiores cancros da nossa sociedade''. Apesar da riqueza do Brasil do ponto de vista de potencialidades, o País é carente e pobre do ponto de vista da qualidade de vida e dos serviços públicos oferecidos à população.



''Somos uma Nação em que infelizmente os governos, não este, mas os anteriores, priorizam muito o pagamento de dívidas criadas sabe se lá como. Grande parte, com certeza, da forma a que me referi. Assim, se é superávit sobre superávit, nunca há recursos suficientes para serem aplicados em saúde, educação, saneamento etc''.



De Brasília
Márcia Xavier