Professores da USP decretam greve por tempo indeterminado

Professores da USP (Universidade de São Paulo) decidiram, após assembléia realizada nesta quarta-feira (23) no prédio da faculdade de Geografia, iniciar uma greve imediatamente. Com isso, agrava-se a crise na USP, que desde o último dia 3 tem o prédio da

A Adusp (Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo) ainda não tem o balanço com o número de unidades paralisadas já nesta quarta, nem tem a quantidade de docentes que aderiram ou devem aderir ao movimento. Segundo o anuário de 2006, a USP tem 5.222 professores.


 


O movimento nas universidades públicas promete ampliar-se. Na Unesp, os professores decidiram por um indicativo de greve. Os professores vão esperar a reunião entre o Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) e o Fórum das Seis (entidade que reúne os sindicatos de professores e funcionários das três universidades estaduais paulistas), que está marcada para esta quinta, às 15h. Já os funcionários estão em greve somente no campus de Bauru, os demais campi também aguardam o encontro.


 


Unicamp


 


Os docentes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) estão reunidos neste momento para decidir se aderem ao movimento. Segundo informações da Adunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp), a assembléia só deve terminar após as 16h.


 


Segundo a assessoria de imprensa da universidade, 15% das aulas não foram dadas nesta quarta-feira e, das 20 unidades (10 faculdades e 10 institutos), oito aderiram à paralisação. As atividades estão paralisadas no IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas), IEL (Instituto de Estudos da Linguagem), IA (Instituto de Artes), FE (Faculdade de Educação) e FEF (Faculdade de Educação Física). Parcialmente paradas, estão o IE (Instituto de Economia), IG (Instituto de Geociências) e IMECC (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica).


 


A Unicamp tem 34 mil estudantes (graduação e pós-graduação), 1.700 professores e 7.500 funcionários.


 


Defesa da autonomia


 


A greve, segundo os representantes dos professores, tem como mote a defesa da autonomia das universidades, que teria sido ameaçada com os decretos do governo Serra (que criaram, por exemplo, a Secretaria de Ensino Superior), pela retirada do PLC 30 (Projeto de Lei Complementar, de autoria do ex-governador Geraldo Alckmin), que fala sobre o regime de previdência dos servidores públicos, e pelas reivindicações salariais, que não estão sendo discutidas, segundo os docentes, devido à interferência do Executivo, que não divulgou os dados da arrecadação de abril de 2007.


 


Durante a assembléia dos professores, estudantes que participam da ocupação da reitoria pediram doações para manter a ação. De acordo com os próprios alunos, foram arrecadados R$ 850 junto aos docentes.


 


À tarde, os professores participam de um ato público no Masp (Museu de Arte de São Paulo), que conta com a participação de servidores públicos e outros movimentos sociais organizados, em defesa dos direitos sociais, do emprego e da liberdade de organização e manifestação desses movimentos.


 


Pauta dos estudantes


 


O ato no Masp também contará com os estudantes, que ocupam o prédio da reitoria da USP há 20 dias. Os universitários ocuparam a reitoria no dia 3 de maio por não terem conseguido se reunir com a reitora da USP, Suely Vilela. Eles também querem que a USP se posicione publicamente contra os decretos do governo que ameaçariam a autonomia universitária. Pedem ainda construção de mais moradias, contratação de professores e reformas das unidades.


 


Em assembléia realizada na noite de terça (22), da qual participaram cerca de 2.000 estudantes, segundo o movimento, os alunos decidiram permanecer na Reitoria.


 


A decisão foi tomada após uma reunião de emergência com a reitora, que apresentou três novas propostas aos estudantes: oferecimento de café e almoço aos domingos no restaurante universitário; ampliação do horário de funcionamento dos ônibus circulares da universidade e reestudo do prazo para jubilamento de alunos.


 


Na reunião, a reitoria se dispôs ainda a criar uma comissão ''formada por 16 membros (sendo oito professores e oito alunos e/ou funcionários), que deverá analisar e apresentar propostas sobre os demais itens da pauta de reivindicações apresentadas pelos estudantes''.


 


A assessoria de imprensa da universidade confirmou na manhã desta quarta-feira que estão encerradas as negociações com os alunos.


 


Ação da PM


 


Na noite de terça, a reitora também esteve reunida com o comandante do Policiamento de Choque da PM, coronel Joviano Conceição de Lima. Após o encontro, o coronel voltou a afirmar que a PM espera uma desocupação pacífica por parte dos alunos. No entanto, disse que a tropa de choque está preparada para agir caso isso não aconteça.


 


A ação de reintegração de posse deve ocorrer na quinta-feira (24), e, segundo o comandante, os que resistirem à ordem judicial serão presos por desacato à autoridade.


 


Antes de agir, a PM deve marcar uma nova reunião com os estudantes para tentar negociar uma saída pacífica. O comandante disse que a reunião servirá para esclarecer os estudantes das conseqüências do descumprimento da ordem judicial de desocupação.


 


Segundo o coronel Joviano Lima, a PM convidará representantes da USP, do Ministério Público estadual, da Assembléia Legislativa, de entidades defensoras de direitos humanos e a imprensa.


 


''Se mesmo assim eles não saírem, seria a constatação pública e notória, a imprensa vai testemunhar isso, e nós vamos dar publicidade à população, que foram esgotadas todas as possibilidades. E aí ficará a critério das autoridades envolvidas no processo de desocupação para marcar o dia e o horário'', afirmou na entrevista.


 


Nesta quarta-feira (23), o jurista Dalmo Dallari deverá conversar com os alunos sobre as conseqüências e possibilidades legais de manter a ocupação.


 


O coronel Lima afirmou que o aluno que resistir à ordem judicial será preso por desobediência. ''E quem praticar agressão contra os policiais será autuado por lesão corporal.'' Ele não descarta a hipótese de fazer autuações por formação de quadrilha.


 


Leia também:


Conheça os seis decretos de Serra para a educação de SP


 


O que querem os estudantes da USP que ocupam a reitoria?