Chico Lopes: retorno da Sudene está mais próximo

A retomada das atividades da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste – Sudene está mais próxima. É o que garantiu o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, em reunião na tarde desta quarta-feira, 23/5, em Brasília com parlamentares nordes

De acordo com Chico Lopes, durante o encontro o ministro apresentou a parlamentares de diversos estados um panorama das ações realizadas em prol da implantação da nova Sudene.



“Pelo que pudemos perceber na reunião com o ministro, a Sudene deve estar voltando à atividade o mais rápido possível, ao mesmo tempo que a Sudam (Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia), ambas previstas com a edição de duas leis complementares”, afirma o deputado Chico Lopes, que vem cobrando sistematicamente o cumprimento do compromisso firmado pelo Governo Federal, em reativar a Sudene, como parte das ações estratégicas da gestão para o Nordeste.



Chico Lopes detalha que, de acordo com as declarações do ministro Paulo Bernardo, o Ceará deverá ser um dos estados a contar com um escritório da nova Sudene. “Quanto à estrutura física, vão ser aproveitados prédios que o governo já possui, estando prevista, como novidade, a abertura de escritórios da Sudene em pelo menos quatro estados, inclusive o Ceará”, acrescenta Lopes. “É uma boa sinalização de que a nova Sudene sairá do papel o quanto antes. É isso que a gente vem cobrando. Ouvir esse compromisso reiterado pelo ministro nos deixa mais otimistas quanto a essa ação, que é fundamental pro Nordeste, assim como a integração do São Francisco”, ressalta Chico Lopes.

 



De Fortaleza, Dalwton Moura