Carrion e comitiva gaúcha agilizam processo do Trensurb no TCU

O deputado Raul Carrion (PCdoB) participou, na tarde desta terça-feira, de audiência pública no Tribunal de Contas da União, em Brasília, para tentar agilizar a liberação do projeto de ampliação da Linha 1 do Trensurb. A nova linha ligará São Leopoldo

Para a conclusão da Linha 1 faltam 9,3 quilômetros e a construção de quatro novas estações, duas em São Leopoldo e duas em Novo Hamburgo.


 


Na capital federal, a força-tarefa de parlamentares e líderes gaúchos assegurou que o processo de licitação para a obra não tem irregularidades. De acordo com Carrion, o presidente do TCU prometeu colocar o recurso para liberação da obra na pauta da próxima quarta-feira. Em seguida, o processo segue para análise do auditor do TCU Augusto Shermam. “Há a possibilidade de, em um prazo de 30 dias, sair uma decisão sobre o impasse”, afirma Carrion.


 


O deputado do PCdoB é integrante da Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia e foi o responsável pelo pedido de audiência que redundou no reunião desta terça-feira em Brasília.


 


Diariamente, o metrô transporta cerca de 175 mil pessoas entre São Leopoldo e Porto Alegre. Estima-se que, com a ampliação do Trensurb, mais 35 mil usuários sejam incorporados ao sistema. A extensão do metrô é aguardada há anos na Região do Vale do Sinos e será um importante meio para desafogar o trânsito da BR-116.


 


Os parlamentares também trataram da viabilização da Linha 2, na zona norte de Porto Alegre. Para o desenvolvimento do projeto será necessário o financiamento do governo federal, com contrapartida do Estado e de municípios da região.


 


Também integraram a comitiva gaúcha o presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha; superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Humberto Kasper; representante da Secretaria de Infra-Estrutura e Logística, Paulo Ricardo Lomando; presidente da Comissão Pró-Trensurb de Novo Hamburgo, vereador Ralfe Cardoso; presidente da Comissão Especial Pró-Trensurb de São Leopoldo, vereador Daniel Schaefer; e a prefeita de Esteio, Sandra Beatriz da Silveira.
 



 
Isabela Soares