Unegro-RJ faz encontro neste sábado
A Unegro do Rio de Janeiro terá neste sábado (26) seu encontro estadual na cidade do Rio. A parte da manhã será reservada aos debates, que abordarão temas sobre saúde, violência social e mercado de trabalho. Na parte da tarde será discutida a reorganiz
Publicado 24/05/2007 17:58 | Editado 04/03/2020 17:06
Serão feitos três debates no encontro. O primeiro relacionado à saúde da população negra com a presidente da Associação de Anemia Falciforme, Cleidinéia; o segundo sobre a violência social, relacionando com a redução da maioridade penal, com Juraci Anacleto, da Vara da Infância; e por último a questão do mercado de trabalho e a discriminação racial. O palestrante será Humberto Adami do Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara).
Em seguida, os participantes vão eleger a nova diretoria estadual da Unegro – que hoje tem como coordenadora-geral, a camarada Mônica Custódio – e os delegados para o encontro nacional, que acontecerá de 14 a 17 de junho no Rio de Janeiro. A Unegro receberá no Rio delegações de 26 estados, mais o Distrito Federal. O tema será ''Movimento Negro: Um passo além da proposta''.
Segundo Mônica, ''o objetivo do encontro é debater a identidade do povo brasileiro e a 'estigmatização' da mestiçagem. A nossa tese vai no sentido de valorizar o conhecimento e o reconhecimento do povo, com traços multiétnicos e multiculturais''.
O encontro estadual do Rio começará às 9hs na sede do Sindicato dos Bancários do Rio, no centro da cidade. O endereço é Avenida Presidente Vargas, 502, 21º andar.
Patronos
O encontro estadual terá dois patronos: Osvaldão, morto na Guerrilha do Araguaia, e Solano Trindade, poeta e lutador dos direitos dos negros. Veja a seguir uma breve biografia dos dois.
Solano Trindade era poeta, pintor, teatrólogo e ator. Sua ''carreira'' como militante inicia-se, de fato, a partir de 1930, quando começa a compor poemas afro-brasileiros e, já integrado nesta corrente, participa em 1934 do I e II Congresso Afro-Brasileiro, no Recife e Salvador. Trindade faleceu no Rio de janeiro, em 19 de fevereiro de 1974.
Osvaldo Orlando da Costa nasceu em 1938 e foi morto em data desconhecida no ano de 1975. Osvaldão, como era conhecido, foi um dos principais integrantes da Guerrilha do Araguaia, sendo um dos primeiros militantes comunistas a chegar na região,com a missão de implantar uma guerrilha.