Lula propõe livre-comércio entre Mercosul e América Central
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs nesta sexta-feira (25) a criação de uma área de livre-comércio entre o Mercosul e o Sistema de Integração da América Central (Sica). A idéia foi lançada durante visita do presidente do Panamá, Martín Torrijos,
Publicado 26/05/2007 14:40
“Quero pedir ao presidente Martín Torrijos que leve de volta ao Panamá e à América Central o compromisso brasileiro de avançar, cada vez mais, em uma parceria solidária, que vai além da retórica e das boas intenções”, disse Lula.
Criado em dezembro de 1991, o Sica passou a funcionar em 1993, formado pelos seguintes países da América Central: Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, República Dominicana e Panamá. O objetivo do bloco é reestruturar, fortalecer e reativar o processo de integração dessas nações.
“Estou convencido de que a criação de uma área de livre comércio entre o Mercosul e o Sica e as conversas diretas entre o Mercosul e o Panamá podem ser instrumentos importantes nessa direção”, complementou o presidente.