Policiais federais voltam ao trabalho após acordo com governo

A Polícia Federal volta hoje (25) às atividades normais depois de três dias de paralisação. Os delegados, peritos e agentes aceitaram a proposta do governo de pagar o aumento de 30% em três parcelas. A primeira será paga a partir de setembro deste ano.

Os sindicatos dos policiais em todo o país vão submeter a proposta aos policiais dos estados. Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais, a tendência é que ela seja aceita. Em Brasília, por exemplo, assembléia realizada na manhã de hoje concordou com a proposta. Os policiais paralisaram suas atividades porque, segundo eles, o reajuste deveria ter sido pago no fim do ano passado.


 


A greve manteve apenas os serviços essenciais como custódia de presos e segurança de alguns prédios. A redução do efetivo afetou a emissão de passaportes, as investigações e tomadas de depoimentos. Nos aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro foram deflagradas operações-padrão, que causou transtornos a passageiros de diversos aeroportos que precisavam pegar vôos internacionais.


 


O tempo de permanência na alfândega era maior do que o normal e filas se formavam, principalmente no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o mais movimentado do país. A adesão foi de, pelo menos, 12 mil policiais de todo o país.