EUA e Irã se reúnem para discutir violência no Iraque

Autoridades dos Estados Unidos e do Irã promoverão nesta segunda-feira (28) um raro encontro para debater a segurança no Iraque. A reunião entre os embaixadores norte-americano, Ryan Crocker, e iraniano, Kazemi-Qomi, marca uma reversão na política de Wash

O programa nuclear iraniano, que Washington acredita ser uma tentativa de desenvolvimento de armas atômicas sob cobertura de um plano de gerar eletricidade, não será debatido.



O governo do Iraque, que afirma não querer se tornar um campo de batalha para os dois inimigos, comentou o encontro de segunda-feira. “Acho que é um acontecimento positivo. Devemos incentivá-lo. É só o começo do processo”, disse o ministro do Exterior do Iraque, Hoshiyar Zebari.



Autoridades iraquianas também participarão do encontro, que não teve seu local divulgado.



Pressões de lado a lado



As negociações acontecem dois dias depois de Teerã afirmar ter descoberto redes de espiões ocidentais em seu território e no momento em que navios dos EUA fazem exercícios de guerra no Golfo.



Autoridades dos EUA dizem que pressionarão o Irã pela adoção de medidas para reduzir a violência no Iraque. Nos últimos meses, militares dos EUA detectaram bombas mais poderosas instaladas em margens de ruas e outras armas que afirmam ser fornecida pelo Irã a militantes do Iraque para atingir norte-americanos.



O Irã nega estar fomentando a violência e pede a saída das forças dos EUA do Iraque, afirmando que suas presença fomenta a violência entre sunitas e xiitas.



Fonte: Reuters