Corrente Sindical vive momento histórico no Espírito Santo

Os sindicalistas e os comunistas capixabas viveram um momento ímpar na tarde deste último sábado (26/05/2007) . Foi realizada Plenária Estadual de reestruturação da Corrente Sindical Classista, que aconteceu após muitos anos sem perspectiva de atuação org

Anderson Falcão*


 


Os sindicalistas e os comunistas capixabas viveram um momento ímpar na tarde deste último sábado (26/05/2007). Foi realizada Plenária Estadual de reestruturação da Corrente Sindical Classista, que aconteceu após muitos anos sem perspectiva de atuação organizada no movimento sindical no Espírito Santo.


 


A plenária aconteceu no auditório do SINPRO (Sindicato dos Professores) e contou com a participação de camaradas e amigos de diversos sindicatos importantes: SINPRO (Sindicato dos Professores), SINDGUAPOR (Sindicato da Guarda Portuária do Estado do Espírito Santo), SINDBANCÁRIOS (Sindicato dos Bancários), SAAE (Sindicato dos Auxiliares em Administração Escolar), SINDIUPES (Sindicato da União dos Professores da Rede Estadual), Sindicato dos Médicos, SINTRACON (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil), SINDSEP (Sindicato dos Servidores Públicos Federais), FITEE e CONTEE. Também estavam presentes camaradas de 9 municípios: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus. Merece um destaque em separado a grande presença de companheiros do SINPRO e SAAE, que são sindicatos dirigidos pela CSC.


 


O encontro foi aberto pela Secretária Sindical do Comitê Estadual do PC do B (ES), Ancelma Bernardos, que registrou a importância histórica do evento para o partido e para o movimento sindical capixaba que passa a ter uma opção classista para os trabalhadores.


 


Acompanhando o histórico evento, o coordenador nacional da Corrente, João Batista Lemos, fez uma brilhante intervenção abordando temas importantes e atuais da Conjuntura Internacional e o Movimento Sindical Internacional. Abordou sobre a questão nacional, e fez duras críticas às reformas da previdência e trabalhista, defendeu o veto presidencial a famigerada “emenda três” e condenou a tentativa do patronato de retirar direitos dos trabalhadores, levantando a bandeira de “Nenhum Direito a menos, Direito só a mais”. Lembrou também a necessidade de uma urgente reforma política democrática e ampla, que não restrinja direitos e com financiamento público de campanhas eleitorais, como forma de combater a corrupção.


 


Finalizando sua intervenção, Batista abordou sobre a crise sindical e as perspectivas do movimento. Sendo em seguida, aberta as inscrições. Muitos se inscreveram, e notou-se um grande entusiasmo nas falas, principalmente com o fato da reestruturação da CSC em nosso estado.


 


O encontro ainda elegeu por unanimidade uma coordenação estadual que dirigirá a CSC no ES, e terá como principal meta a ampliação da corrente no movimento sindical capixaba.


 


A coordenação foi composta por Heron Miranda (SINPRO), Ancelma Bernardos (Sec. Sindical do PCdoB(ES)), Antônio Carlos Vivaldi (FITEE/CONTEE), Laurissena (SINDIUPES), João (SINDSEP), Rodrigo (SNTRACON), Abigail (SAAE).


 


Eleito Coordenador Geral da CSC (ES), na plenária, o companheiro Heron Miranda, finalizou o evento conclamando a todos a construir uma corrente forte e combativa, oferecendo aos trabalhadores uma perspectiva socialista. E em clima de muita emoção, todos os presentes entoaram o canto de “Corrente classista, futuro socialista”.


 


*Anderson Falcão Azevedo é Secretário Político Estadual do PCdoB/ES.