Maioria dos argentinos diz que país melhorou com Kirchner

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (28) mostra que mais da metade dos argentinos considera que sua situação melhorou nos quatro anos do governo de Néstor Kirchner, cujo desempenho é avaliado positivamente por 58% da população.

O levantamento foi realizado pela empresa de consultoria Opinião Pública, Serviços e Mercados. No total, foram ouvidas 1.100 pessoas em todo o país.



Ao todo, 53% dos entrevistados disseram que sua situação melhorou em comparação com 2003. Para 33%, está igual, e 14% consideram que piorou. Paralelamente, 58% classificaram como positivo o desempenho de Kirchner, cujo mandato termina em 10 de dezembro, 34% o definiram como regular e 8% afirmaram considerá-lo negativo.



Além disso, 56% dos entrevistados disseram que a situação da Argentina melhorará no próximo mandato presidencial, 34% afirmaram que continuará igual, e 10% afirmaram que piorará.



Kirchner ainda não definiu se tentará a reeleição ou promoverá a candidatura de sua esposa, a senadora Cristina Fernández, nas eleições presidenciais de 28 de outubro. O chefe do Estado e a primeira-dama lideram as pesquisas de opinião com grande vantagem, mas Kirchner tem um nível de intenções de voto superior ao de sua esposa.



Da redação, com agências