Chávez diz que Senado brasileiro é papagaio de Washington

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez um duro ataque na noite desta quinta-feira (31/5) ao Senado brasileiro. Em transmissão ao vivo em cadeia nacional, ele disse que lamentava a posição de alguns senadores brasileiros de direita, por sua postura de

Chávez chegou a dizer que o Senado age “como um papagaio” do Congresso norte-americano, que não tem interesse em ver seu país como membro-pleno do Mercosul. “O Congresso do Brasil deveria se preocupar com os problemas do Brasil. O Congresso é dominado pelos movimentos e partidos da direita, que estão tentando que a Venezuela não entre no Mercosul.”



As declarações de Chávez são uma resposta a um requerimento aprovado pelo Senado na última quarta-feira, por iniciativa do tucano Eduardo Azeredo, no qual pedia-se que o presidente venezuelano revisse sua posição em relação à RCTV. O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) foi dos poucos a defender a decisão tomada por Chávez.



Chávez, no entanto, defendeu a posição tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que preferiu não fazer qualquer tipo de comentário a respeito da decisão. E reiterou que não cederá em favor da RCTV. “Este Congresso faz um mau favor à causa sul-americana. A esses representantes da direita brasileira, eu digo que é muito mais fácil que o império português a se instalar em Brasília do que o governo da Venezuela devolver a concessão à oligarquia venezuelana”, disse.


 


Leia também:
Para Nassif, fim da RCTV não foi arbitrário
Caso RCTV faz lembrar que concessões não são vitalícias
Fim da RCTV acua a mídia golpista


 



Da redação, com informações da TeleSul