Grande marcha anti-G-8 termina em violência na Alemanha
Violentos choques entre manifestantes e policiais ocorreram na noite deste sábado (2) em Rostock, Alemanha. O conflito ocorreu ao fim de uma grande marcha de protesto contra o G-8, “No G-8”, que teve 80 mil pessoas segundo os organizadores e 30 mil
Publicado 04/06/2007 02:06
A polícia alemã afirmou à imprensa que 146 dos seus homens sairam feridos nos choques, 30 deles gravemente, e pelo menos 125 manifestantes foram “interpelados”. Já Wilke Studzinsky, do coletivo de assistência jurídica aos manifestantes, disse à imprensa que “alguns foram presos com tanta brutalidade que tiveram de ser hospitalizados”.
O incidente ocorreu ao fim da grande passeata de protesto, e envolveu sobretudo uma ala da manifestação, autodenominada “Schwarzer Block” (Bloco Negro). Pedras, garrafas e coquetéis molotov foram arremessados contra a polícia. Esta, com capacetes e cassetetes, respondeu carregando sobre grupos de manifestantes. Os organizadores da marcha apelaram em vão aos dois grupos para que voltassem “à calma e moderação, para que a manifestação contra o G-8 possa prosseguir de maneira pacífica”.
Até o incidente, a passeata transcorreu tranqüila e sem contratempos. Os manifestantes vieram em ônibus fretados e trens especiais, partindo de toda a Alemanha e até do estrangeiro. Outros protestos estão convocados até a abertura da cúpula do G-8, na quarta-feira.
Com informações do Le Monde