Recursos do PAC para recuperação da lagoa do Urubu

Senador anuncia inclusão dos recursos para o Projeto de macro-drenagem dos rios Maranguapinho, Cocó e Ceará  no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

Durante a solenidade de abertura da II Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretária Executiva Regional I, o senador Inácio Arruda anunciou para lideranças comunitárias, reunidas no antigo Clube de Regatas da Barra do Ceará, o projeto de Macro-Drenagem dos rios Maranguapinho, Cocó e Ceará, cujos recursos, num total de R$ 320 milhões, foram incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Inácio explicou que a obra vai recuperar rios e suas matas ciliares, além de várias lagoas que foram aterradas, como por exemplo, a lagoa do Urubu, localizada na área da Regional I.


 


''É importante recuperar as lagoas por que ao dragar e drenar os rios, eles vão se expandir. No período de chuva, as lagoas servem como reservatórios do excesso de água, impedindo a inundação de áreas próximas aos rios'', explicou o senador, informando que o projeto prevê a recuperação de seis lagoas e do açude do Jangurussu.


 


Para Inácio, as obras de drenagem dos rios da RMF têm dois grandes significados: atende a uma reivindicação de mais de 20 anos do movimento social e vai gerar uma série de empregos, desde geólogos, engenheiros, arquitetos, até mestre de obras e piões.


 


Toda essa obra, que deve ser iniciada no segundo semestre desse ano, será precedida de um grande debate. A preocupação maior do senador é com a população que será remanejada. ''Essa é uma obra de grande impacto, por que significa abrir rios, desobstruir áreas. Por isso a necessidade de um trabalho muito bem articulado entre a prefeitura e as lideranças comunitárias, que terão um papel fundamental na conscientização da população a ser remanejada''.


 


A II Semana do Meio Ambiente foi aberta pelo Secretário Executivo da Regional I, Mariano Freitas. Na ocasião, ele ressaltou a importância de entregar a população o prédio do antigo Clube da Barra do Ceará, que estava totalmente abandonado. ''Foi graças a uma mudança política ocorrida no país, com a eleição do presidente Lula e da prefeita Luizianne Lins em Fortaleza, que o Brasil pode avançar, que o povo pode se apoderar de espaços que estavam sendo ocupados pela especulação imobiliária. Por isso estamos realizando a Semana do Meio Ambiente nesse local às margens do rio Ceará, que precisa ser recuperado e preservado''.


 


Participaram ainda da solenidade de abertura da II Semana do Meio Ambiente, o deputado estadual Lula Morais, a presidente da Habitafor, Olinda Marques, a presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, Gorete Fernandes, o presidente da CTC, João batista Oliveira, e o presidente regional do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), além da equipe de técnicos da Regional I. Após a solenidade houve apresentação de números artísticos e   foi oferecido um café a comunidade presente.



 
Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda