UEE-RJ: Tudo pronto para 13º Congresso

Por Vitor Vogel


Do dia 7 à 10 de junho a cidade de Nova Friburgo, região Serrana do Rio de Janeiro, vai receber estudantes de todo o Estado para o 13º Congresso da União Estadual dos Estudantes, CONUEE-RJ. A organização estima que cerca de mil

O congresso foi convocado pelo 5º Conselho Estadual de Entidades Gerais, CEEG, realizado em 1º de abril no campus do Fundão da UFRJ. Além de aprovar várias moções, o Conselho alterou a forma de eleição de estudantes-delegados (representantes) ao congresso da UEE-RJ.


 


Desde então, os estudantes-delegados são eleitos por universidade com votação em urna, o que aumentou a transparência do processo. No domingo último, 3 de junho, foi realizado o credenciamento para esta edição do congresso que elegeu 467 delegados por todo o Estado.


 


Calor estudantil no frio Friburguense


 


Nova Friburgo, cidade serrana conhecida pelo inverno rigoroso, esbanjará o calor transformador da juventude e do movimento estudantil de todo o estado. Além dos tradicionais debates sobre educação, conjuntura política, cultura, esporte e outros temas, diversas atividades culturais estão programadas para acontecer durante o congresso.


 


Forró, bandas universitárias, Folia de Reis, Arraiá junino da UEE-RJ, e muitas outras atrações agitarão as noites do congresso. A plenária final do congresso iniciará suas atividades na tarde de sábado (9) e terminará na tarde de domingo (10), com a realização da eleição de uma nova diretoria e um novo presidente para a entidade.



 


Passe Estudantil


 


Momentos antes da plenária final será realizado um ato político pela aprovação da Meia-Passagem no transporte público para estudantes. O ato também vai lançar a segunda fase da campanha pela implementação do direito, com a apresentação de um projeto de lei na Assembléia Legislativa e também nas Câmaras Municipais de diversas cidades fluminenses. Os estudantes também realizarão atos por todo o Estado em defesa do Meio Passe.