EUA vêem como positiva oferta russa sobre escudo antimísseis

Os Estados Unidos consideraram positiva a oferta russa de usar um radar no Azerbaijão como parte de um escudo antimísseis para proteger a Rússia, os EUA e a Europa, e estimou que isso poderia levar a um acordo, disse nesta quinta-fe0ra (7) o conselheiro d

“É difícil dizer como terminará” a negociação dos EUA com a Rússia sobre a questão, explicou Hadley, acrescentando que “o interessante é que o presidente russo apresentou uma proposta concreta sobre defesa antimísseis”. “O presidente Putin quis reduzir a tensão sobre este assunto”, ressaltou.



Putin ofereceu nesta quinta-feira a Bush o uso de um radar no Azerbaijão como parte de um escudo antimísseis que proteja Rússia, Estados Unidos e Europa. O radar substituiria o que Washington pretende construir na República Tcheca, segundo a oferta russa.



Hadley disse que os EUA, em princípio, não se opõem ao uso do radar, se o governo do Azerbaijão concordar com a idéia.



O plano norte-americano também prevê uma base para dez mísseis interceptores na Polônia, ponto em que os dois países mais divergem.



Na reunião com Bush, Putin disse que instalar interceptores seria “prematuro”, já que o Irã não possui mísseis com uma autonomia suficiente para atingir a Europa.



Por isso, o sistema que propôs contaria apenas com o mecanismo de detecção de ameaças, mas não com a capacidade para derrubar foguetes.



Os EUA não concordam com isto. “É preciso tempo para instalar sistemas de defesa”, afirmou Hadley, acrescentando que os EUA se surpreenderam muitas vezes com países que aumentaram o alcance de seus mísseis muito mais rápido que o previsto pelas agências de inteligência.



Fonte: Efe