Perpétua: nosso caminho é o da ampliação da democracia

Nos diferenciamos dos velhos defensores da redução das liberdades democráticas, dos saudosos da ditadura militar que ceifou a vida de tantos companheiros. Temos uma causa, a liberdade, a participação.

“Por considerarmos a democracia o instrumento fundamental no enfrentamento dos históricos problemas sociais do país e para viabilizar a construção de um projeto de nação livre e soberana, defendemos a ampla reforma política.
Temos uma causa, a democracia, a liberdade, a participação, enfim, a causa popular que deve ser refletida na aprovação de uma reforma política profunda, ampla e democrática que amplie a soberania do povo nas decisões de Estado.
Para fortalecer a democracia, temos que enfrentar o problema do fortalecimento dos patidos políticos.
Partidos fortes, com ideologias claras, são um golpe certeiro nos oportunistas, nos políticos de ocasião, nos mensaleiros, sanguessugas, fraudadores de licitação e deputados de aluguel.
Nesse sentido, defendemos o financiamento público de campanhas, por entendermos que isso evitará entre outras coisas a prática do caixa 2.
Atualmente, bancos e empreiteiras votam com o talão de cheques e cobram a fatura depois.
Defendemos também, as listas preordenadas, que supera as campanhas de tipo pessoal. Fazendo com que todos os candidatos trabalhem para o melhor desempenho possível na lista do partido, fortalecendo a legenda, seu programa, suas idéias, não a imagem do candidato.
Financiamento público de campanha e voto em lista preordenada, são no nosso entendimento complementares, senão, como distribuir recursos do financiamento público num sistema sem lista preordenada?
Além disso vamos resistir fervorosamente à tentativa de reintrodução da famigerada cláusula de barreira na discussão. Detalhe este que nos lembra os tristes anos da ditadura militar quando apenas 2 partidos tinham licença para registro legal.
Queremos uma reforma politica que garanta liberdade de expressão, de representação e de organização. O aprofundamento da democracia e da participação popular, assim como o fortalecimento dos partidos políticos brasileiros”, disse a deputada Perpétua Almeida do PcdoB do Acre, em pronunciamento na câmara dos deputados em 29/05/2007.