Cultura negra está em foco em Itabira
A cultura negra segue em foco na cidade de Itabira. Dando continuidade à programação do 3º Festival Itabirano de Artes Negras, iniciado na semana passada, a cidade recebe shows musicais, palestras e oficinas dedicadas a promover a diversidade das manif
Publicado 13/06/2007 11:23 | Editado 04/03/2020 16:52
“Temos avaliado nesses primeiros dias de atividade do festival que estamos conseguindo sensibilizar não só a comunidade negra, como a sociedade em geral para discutir um conjunto de políticas e ações com esse recorte para a promoção da igualdade racial”, afirma Júlio Reis, idealizador e coordenador do evento. Para esta edição, o festival fechou parceria com o Tim Tambores, que possibilitou uma programação com nomes importantes para as artes brasileiras.
“Essa parceria demonstra uma credibilidade, volta os olhos das pessoas para uma cidade do interior que realiza um festival de cultura negra. É muito importante esse olhar de grandes empresas apostando e construindo a perspectiva de maior apoio a projetos que recortam a questão racial”, avalia Reis.
“Além do reforço para a programação, com artistas renomados e todos com grande penetração e envolvimento nas questões que estamos abordando”, completa. Até domingo, grupos como Facção Central e Nação Zumbi se apresentam na cidade. “O Maurício Tizumba é, digamos assim, o embaixador do tambor mineiro. O Facção Central representa as questões ligadas à juventude negra e favelada, um belo representante do movimento hip-hop”, exemplifica.
3ª edição do Festival Itabirano de Artes Negras, até domingo, em Itabira. Informações pelo telefone (31) 3831-1453.
Fonte: Jornal O Tempo