Lula inaugura P-52 da Petrobrás em Angra dos Reis

O presidente Lula inaugurou no dia 14 mais uma plataforma da Petrobrás, a P-52, localizada no Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis. A P-52 é a primeira plataforma semi-submersível a ser construída no País, com cerca de 76% de conteúdo nacional. Em sua

A previsão do início de funcionamento era somente no segundo semestre deste ano. A Plataforma tem capacidade para processar 180 mil barris de petróleo e comprimir 9,3 milhões de metros cúbicos de gás natural, diariamente. O investimento na P-52 foi de cerca de R$ 1 bilhão e gerou 2.500 empregos diretos e 10 mil indiretos.
    

Segundo o deputado federal Edmilson Valentim, o PCdoB teve participação ativa, através de seus parlamentares e militantes dos movimentos sociais, na construção da consciência de que o Brasil teria, em breve, auto-suficiência no desenvolvimento de suas plataformas para a extração de petróleo. ''A inauguração que se realiza hoje é uma conquista dos trabalhadores e significa a comprovação da certeza que tínhamos já em 2002'', afirma.
    

Para o engenheiro e presidente da Cedae, Wagner Victer, a P-52 é resultado de muito esforço, que agora se transforma em realidade. Há apenas alguns anos atrás, ele se viu bastante criticado após divulgar uma tese apresentando que tal unidade poderia ser construída no Brasil, contribuindo tanto para a geração de empregos quanto para a revitalização do sistema. ''Não se acreditava na capacidade da indústria naval brasileira de construir a Plataforma e grupos de poder sugeriam sua construção no exterior'', relembra.
    

''A polêmica foi importante e contamos com o apoio de importantes entidades que se alinhavam com nossa tese. O sucesso da P-52 é fruto de muita luta, união e, principalmente, do combate ao conservadorismo, aos interesses econômicos de grupos do exterior e principalmente aos pessimistas, que não acreditaram na competência técnica e na capacidade da superação dos técnicos e operários brasileiros'', conclui.

O estado do Rio tem o maior parque da indústria naval brasileira e que a Bacia de Campos é responsável por mais de 85% da produção do petróleo nacional em águas profundas.



Angra 3 e novos investimentos



Na inauguração, o presidente Lula se comprometeu a desenvolver o programa nuclear brasileiro e que a retomada de Angra 3 está próxima. Lula disse que é preciso retomar o programa porque, para o país crescer acima de 5%, o governo tem que garantir aos empresários que não vai faltar energia até 2012.



O presidente adiantou que voltará ao Rio em 10 dias para anunciar novos empreendimentos. ''Vamos realizar o maior programa de saneamento básico que esse pais já viu. No Rio, serão investidos mais de R$ 2 bilhões na Região Metropolitana, onde está a maior concentração de favelas'', garantiu Lula, citando as comunidades do Complexo do Alemão e de Manguinhos como beneficiadas.