PCdoB/MS inicia em Campo Grande sua jornada de cursos para quadros

Nos dias 02 e 03 de junho, em Campo Grande, com a participação de 32 pessoas, a maioria da capital, foi dada a largada para os cursos de capacitação de quadros da Escola Nacional do PCdoB em Mato Grosso do Sul. Serão realizados mais um curso em Campo


O primeiro curso foi realizado sob o regime de internato. A aula “Nova luta pelo socialismo” foi ministrada pelo professor Moacir Abreu, presidente estadual do Partido. Já as aulas “Tática mais afirmativa e audaciosa do Partido” e “Audácia e determinação para estruturar o Partido à altura do atual projeto político” ficaram a cargo de Oswaldo Napoleão Alves, professor da Escola Nacional e membro da Comissão Nacional de Organização do PCdoB. No sábado à noite, foi exibido o vídeo “Camarada João”, numa homenagem ao grande dirigente comunista João Amazonas, falecido há 5 cinco anos. Logo após, Mario César Fonseca da Silva, secretário de organização do PCdoB/MS, realizou uma palestra sobre “Valores comunistas e valorização da militância”, sendo que o debate se prolongou até às 22 horas.


 


 


O Curso Intensivo de Capacitação de Quadros surgiu num momento importante da vida do PCdoB sul-mato-grossense, de crescimento e afirmação de um projeto político ousado para o estado, o que passa, entre outras coisas, pela determinação em lançar na capital candidatura própria a prefeito e uma nominata comunista para a Câmara de Vereadores. No primeiro curso, muitos dos novos filiados puderam realizar questionamentos e expor suas dúvidas, num rico processo de aprendizagem que se desenvolveu no transcorrer das aulas e dos debates.


 


 


Nos debates, percebeu-se elevado interesse e a assimilação pelos alunos de questões como o exame crítico e auto-crítico da experiência socialista na URSS; a reafirmação da perspectiva socialista e da identidade comunista do PCdoB; a noção de Partido marxista-leninista renovado, de amplas massas, mas apoiado na militância e nos quadros, que formam a sua coluna vertebral; o princípio do Centralismo Democrático; ofensiva neoliberal e defensiva estratégica; os conceitos de estratégia e tática; e a necessidade de ousadia na luta por um novo projeto nacional, atuando nas esferas dos governos e parlamentos, dos movimentos sociais e das idéias, assumindo de maneira plena a disputa eleitoral.


 


 


Mesmo sendo o curso apenas o primeiro passo no processo de formação e capacitação de novos quadros, um sentimento de satisfação envolveu os participantes, que saíram do curso compreendendo mais a política, a estruturação e o funcionamento do Partido Comunista do Brasil. Os comunistas sul-mato-grossenses pretender fazer com que este processo seja contínuo e intenso.


 


 


De Campo Grande,
Alexandre Eneas Altran
Secretário de Comunicação do PCdoB/MS.